Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Pelo Alentejo verdejante, apreciando Montemor

Motards do Ocidente levaram mototuristas a descobrir pela primeira vez, o interessante concelho de Montemor-o-Novo



A 2ª jornada do 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2018 decorreu nos passados dias 12 e 13 de Maio, pelo concelho de Montemor-o-Novo.
Os entusiásticos e experientes Motards do Ocidente, levaram a caravana que contou com 49 equipas, compostas por 76 participantes, a percorrer interessante trajecto por entre fantásticas e primaveris paisagens alentejanas e típicas aldeias ricas em história, usos e costumes. Viva o mototurismo!

O nosso país deslumbra pela diversidade do que podemos encontrar em cada uma das regiões. O Alentejo é por excelência uma das que sempre nos surpreende. Uma vez mais fomos surpreendidos pela visita a um concelho onde o troféu ainda não tinha passado. De forma cuidadosa e bem elaborada, os Motards do Ocidente proporcionaram mais um excelente fim-de-semana mototurístico!

Bem instalados em unidade hoteleira em Évora, cedo a caravana se fez à estrada para dar início ao moto-rali a caminho do Monte Selvagem em Lavre, para visita a esta bem preservada reserva animal, onde cerca de quatro centenas de animais fazem as delícias de quem os visita. Para a posteridade ficou a foto deste divertido grupo! 








Após esta fantástica visita, seguiu-se em direcção a Ciborro para paragem e café oferecido pela Junta de Freguesia local, junto ao emblemático marco 500 da E.N.2 que atravessa mais de 30 municípios, 11 rios e 4 serras de Chaves a Faro! 




O concelho de Montemor-o-Novo é rico em vestígios megalíticos. Fomos até S.Geraldo apreciar a Anta do Estanque e conhecer a lenda da mulher que morava no Monte da Tapada, através de divertido jogo bem caracterizado, junto a uma das bonitas e típicas igrejas e ermidas alentejanas que fomos encontrando, ao longo deste verdejante e florido percurso! 





Na muito bem preservada Ermida de Nª Senhora da Visitação foi-se à procura de capitéis, esferas e cordas que afinal estavam na orla da porta principal. Uma das várias “malandrices” que os anfitriões preparam, para puxar pela atenção dos participantes. 





A Loja do Apicultor em Montemor, espaço dedicado a diversas áreas da apicultura, recebeu os mototuristas para simpática degustação dos seus produtos. Obrigado! 



Nas instalações da Escola Primária de S.João de Deus que preparou o saboroso almoço de propósito para nós, foram entregues os donativos em géneros que cada um trouxe de casa, para apoio às crianças mais necessitadas. Excelente proposta que os Motards do Ocidente todos os anos fazem questão de fazer aos participantes do seu moto-rali. 




O segundo sector começou com visita ao menir construído entre o VI e V milénio a.C e monumento nacional que se encontra na Herdade com o mesmo nome, para divertido jogo, onde não faltaram o Astérix e o Obélix! 






A paisagem continuava a deslumbrar. Safira onde o ar puro e a paz, justificam a toponímia de valiosa e rara joía, foi outrora vila e freguesia e onde se encontra o que resta da igreja fortemente castigada pelo terramoto de 1755. Pena hoje estar ao abandono mas a merecer a paragem para mais uma resposta, contemplar a fantástica paisagem e dar início ao interessante “off-road” até São Cristovão, onde os mototuristas foram muito bem recebidos, com direito a útil oferta pela Junta de Freguesia. 










Até ao Escoural percorreu-se um troço de estrada, único na Europa, preparada para o atravessamento subterrâneos de répteis. Curioso! 





Após a visita ao Centro de Interpretação da Gruta de Santiago do Escoural, a Junta de Freguesia local fez questão de oferecer um bem servido “reforço alimentar” à sempre animada caravana que bem sabe aproveitar todos os bons momentos que se vivem nos moto-ralis turísticos! 








Antes do final desta primeira etapa em Valverde, passagem por mais um vestígio do megalitismo desta região, a Anta-Capela de Nª Senhora do Livramento. Por lá encontrámos um simpático casal pré-histórico! 






De volta a Évora por pitoresco percurso, continuou a animação que se prolongou após o jantar, com os participantes a mostrar o “animal” que trouxeram de casa. Fantástico! 









Na simpática aldeia de Santa Sofia deu-se início à segunda etapa do moto-rali até à Barragem dos Minutos. Para os mais bem preparados houve um interessante percurso fora-de-estrada. Para todos a paisagem continuou a marcar esta jornada. O Alentejo como há muito não se via! 




Foto: Vitor Olivença




Estamos a 13 de Maio e o desafio em plena barragem foi, de forma mais ou menos afinada, cantar o “Avé Moto-rali”. Momento muito divertido que celebrou a boa disposição e camaradagem que bem caracterizou a caravana ao longo deste excelente fim-de-semana mototurístico. 




Seguiu-se a visita ao interessante Núcleo Museológico do Convento de São Domingos em Montemor, onde se podem encontrar também diversos e valiosos modelos de coches que aguardam restauro e exposição condigna. 






Na Quinta da Plansel, o maior produtor de vinhos da região, fez-se a degustação dos seus vinhos e azeites, acompanhados do bom queijo e pão alentejanos, depois de mais um jogo, aparentemente simples! 






O final do moto-rali deu-se no Castelo de Montemor-o-Novo com a visita e habitual foto de grupo. 






Após o almoço de encerramento, o clube entregou a mais dois sócios os símbolos do mesmo pela dedicação à instituição, antes de se saber quais foram os mais regulares, a que se seguiram os habituais agradecimentos às instituições e entidades que apoiaram o evento. 




De seguida ao sorteio dos vouchers da BMW, foram conhecidos os mais regulares e vencedores do moto-rali. Em primeiro lugar ficaram o José Augusto e a Júlia Carneiro dos Conquistadores Moto Clube de Guimarães. Na segunda posição o João Aleixo e a Alexandra Ribeiro do Moto Clube de Albufeira. A encerrar o “pódio” ficou o Vitor Olivença também do Moto Clube de Albufeira. 


Estão de parabéns os Motards do Ocidente pelo fantástico fim-de semana mototurístico que nos proporcionaram! 

Sob o tema “Maravilhas da Bairrada” segue nos próximos dias 23 e 24 de Junho o 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2018 até à região Centro na Bairrada, organizado pelo Góis Moto Clube. 

O Moto Clube Motards do Ocidente agradece o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia: Ciborro, São Cristovão e São Tiago do Escoural, Monte Selvagem e Hotel Dom Fernando.

Sem comentários:

Enviar um comentário