Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

21º Troféu de Moto-ralis Turísticos da FMP encerrou por Caminhos de Santiago

De Vila do Conde ao Porto, os Conquistadores proporcionaram a nova caravana recordista, excelente passeio mototurístico!



“Pelos caminhos que passarei, obstáculos sempre terei”. Este foi o mote para a derradeira jornada do 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017, levada a cabo pelos experientes Conquistadores de Guimarães, nos passados dias 4 e 5 de Novembro. A “esticada” caravana com 125 equipas e cerca de 190 animados participantes, voltou a bater novo recorde do troféu!

O moto-rali turístico do Conquistadores Moto Clube de Guimarães, fruto do muito trabalho e participação nos restantes passeios do troféu, viu todo esse esforço recompensado com a massiva participação de mototuristas que vieram de todo o país e este ano também da vizinha Galiza. O número de participantes voltou a aumentar, obrigando a redobrar a atenção da logística, de modo a que tudo corresse da melhor maneira, à maior caravana de sempre dos moto-ralis!

Como habitualmente, a partida é efectuada a partir do local de chegada do ano anterior. A Praça da Alfândega em Vila do Conde, cidade fortemente piscatória, banhada por sol radiante depois das ameaças de muita chuva, viu partir os muitos mototuristas que foram apreciar algumas das atracções turísticas, como o forte de S. João Baptista por trajecto bem junto ao mar, a privilegiar os Caminhos de Santiago. Seguindo depois em direcção à Póvoa de Varzim passagem por entre estufas agrícolas a caminho de Fão. Para quem quis, um pouco de divertido off-road e degustação das especialidades da terra as “Clarinhas” e os “Folhadinhos”. Uma maravilha!











De novo na estrada para ir até à casa do “pai” dos moto-ralis que uma vez mais voltou a receber a visita dos mototuristas para apreciar a maior área verde da cidade de Esposende e o bem conservado espaço natural onde diversas árvores autóctones, como o carvalho, o medronheiro ou o salgueiro, têm vindo a ocupar o espaço do pinhal. Com a “bênção divina” presente, procurou-se acertar no jogo dos ninhos e com mais ou menos jeito rachar lenha!






Mais adiante um “zeloso polícia” controlava a caravana e uma “selfie”. Para que serviriam os ovos!



O miradouro de Nª Srª da Paz no monte com o mesmo nome, encantou pela sua fantástica vista sobre a diversidade do litoral de Esposende e o mar. As saborosas bifanas do Paulinho e uma sopa à maneira, aguardavam a caravana para depois se pegar no “extintor” e apagar o “incêndio” causado pelo procurado Rui de Góis! Não há melhor do que a boa disposição dos moto-ralis! 







Ainda a visita ao Castro de S.Lourenço com data lá pelo séc.IV a.C. e siga para o Mosteiro do Senhor do Bom Jesus em Fão, onde a caravana foi recebida por simpáticos e bem trajados “peregrinos” de Santiago para pergunta surpresa e visita, com direito a receber a fita do peregrino!






A tarde de Sábado dedicada ao segundo sector e após almoço em São Pedro de Rates, com visita ao emblemático mosteiro e o museu, onde se encontra aquela que se acredita ser a 1ª estátua de D.Afonso Henriques, os mototuristas continuaram por pitoresco percurso, seguindo também os caminhos de Fátima, cruzando-se aqui e ali com os peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela.





Após percurso alternativo de fora de estrada, tempo para estrelar o ovo, juntar à bifana, “molhar o bico” e conviver. Que vida tramada esta de ser mototurista!







Os dias agora são curtos e apesar da falta de vontade em continuar, pois se estava muito bem, lá se teve de finalizar a etapa. Para alguns muito para lá do pôr do sol!




Após o jantar em unidade hoteleira onde a caravana ficou muito bem instalada, houve sorteio de bons equipamentos para motos e não só e desfile de vestuário desportivo. Tentativa de recriação de “passagem Bíblica” que não foi fácil, tal era a galhofa! Por fim toda a gente a celebrar a amizade em volta do tema da noite, o futebol. Grande noite!














Ficou-se também a saber quais os mais regulares desta primeira etapa. O dia seguinte prometia, bem cedo, mais acção, passeio e descoberta dum país sempre admirável!


Um simpático casal de “dorminhocos” dava as boas-vindas aos madrugadores que não quiseram perder as visitas programadas. Após passagem pela imponente Ponte D. Zameiro datada de 1185 sobre o rio Ave, a caravana chegava a Leça do Balio para a visita à fábrica de cerveja Unicer, com início de laboração no longínquo ano de 1890 e ao Mosteiro de Leça do Balio rico em história ligada à Ordem dos Hospitalários, palco de interessante feira medieval que anualmente se realiza no espaço contíguo. Acabámos por saber também que o casal de “emigrantes” que tinha ido para terras de França, regressou para investir na unidade cervejeira!!

Foto: Maria Pimentel










Já na recta final, rumou-se ao Porto, cidade que deu nome a Portugal, para conhecer o trabalho notável da Associação dos Albergues Nocturnos do Porto e retrato de família!

Foto: Carlos Cadete

Foto: João Krull

Após almoço no restaurante que se encontra no antigo armazém-mostruário da Fábrica de Cerâmica das Devesas, de 1890, com a sua bela fachada em estilo neo-árabe, foi tempo de conhecer, em ambiente de grande confraternização e amizade, os mais regulares do moto-rali e respectivo troféu.

Do moto-rali os mais regulares foram o Helder Alexandre e a Iliana Pereira, seguidos do Vitor Olivença do Moto Clube de Albufeira, com o Augusto Santos e a Júlia Carneiro dos Conquistadores Moto Clube de Guimarães a fechar o “pódio”. 




O troféu contou com 7 fantásticas jornadas mototurísticas de norte a sul do país. Os Conquistadores de Guimarães “arrebataram“ o primeiro lugar com 70 equipas participantes ao longo do troféu, seguidos pelo Moto Clube do Porto com 36 equipas e na terceira posição o Moto Clube de Albufeira com 33 equipas.


A sala estava ao rubro para saber quem tinham sido os vencedores do 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017. O João e Carla Krull do Moto Clube de Albufeira foram os vencedores, seguidos pelo Vitor Olivença também do Moto Clube de Albufeira. O Helder Alexandre e a Iliana Pereira finalizaram o “pódio”.


Está de parabéns o Conquistadores Moto Clube de Guimarães, por este extraordinário fim-de-semana mototurístico, acompanhado pela habitual e contagiante boa disposição!


A Comissão de Mototurismo da FMP aproveita para agradecer todo o esforço e dedicação dos clubes organizadores, bem como o importante apoio de todas as entidades públicas e privadas e patrocinadores. Agradecimento especial a todos os participantes, pelo fantástico ambiente que ajudaram a criar, ao longo destas inesquecíveis jornadas que compuseram o troféu.

O próximo ano promete mais e bons passeios mototurísticos.
Viva o 22º Troféu de Moto-Ralis Turísticos. Até lá!!


Sem comentários:

Enviar um comentário