Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Albufeira, Capital do Moto… Turismo

21º Troféu MR BMW-Dunlop FMP 2017 regressou ao Algarve



O Troféu de Moto-ralis Turísticos regressou ao Algarve após um interregno de três anos!

Demonstrando as saudades e o carinho que os mototuristas tem pelo Moto Clube de Albufeira, bem como por esta região ímpar, a 14ª edição da sua imaginativa organização recebeu o maior pelotão de sempre, com 51 equipas e bem mais de uma centenas de pessoas se consideramos os motociclistas organizadores, emboscados aqui e ali para muita brincadeira e patifaria.

Tudo isto decorreu no fim de semana de 7 e 8 de outubro deste 2017 seco e cheio de sol, péssimo para a agricultura e pouca floresta ainda existente no país mas fantástico para a praia, motos e esplanadas. E, para sermos mais exactos, o convívio deste moto-rali turístico até começou antes, já que praticamente todos os participantes, do centro e norte do país, se juntaram na 6ª à noite, à mesa, nesta incrível cidade que dá pelo nome de Albufeira, sede de um concelho que possui mais de 400.000 camas oficiais para turistas, mais que toda a região da Madeira, por exemplo. E que estavam quase todas esgotadas, colocando dificuldades aos organizadores, para conseguirem alojamento para o grupo, bem como restaurantes que sentassem tanto mototurista.

E a passeata decorreu ao sabor do relaxe algarvio, com calor e sol de fazer inveja a muito verão do norte de Portugal.

Recordando os “hits” de há 10 anos, o MC Albufeira reeditou a célebre edição de “Albufeira, Capital do Turismo” com jogos divertidos e périplos semi-urbanos, não fugindo muito do epicentro desta espécie de “Las Vegas portuguesa” mostrando também um pouco dos concelhos de Silves e Lagoa.
Com uma caravana bastante renovada, poucos tinham vivido a borga de há uma década e os que tiveram a felicidade de a recordar, fizeram-no com um sorriso nostálgico, pelas estradecas interiores de Tunes, Estômbar, Algoz, Barragem do Arade, falésias costeiras da foz do Arade a Benagil, ou o reboliço exótico de Ferragudo, Carvoeiro, Oura, Olhos de Água ou a cratera deste vulcão turístico que é o centro de Albufeira.

Com partida da Praça dos Pescadores, essa que serviu de chegada e partida a dois Lés-a-Lés bem recentes, as duas etapas – que não precisaram de somar mais de 157 km no total – mostraram-nos que há viveiros com muitos milhares de laranjeirinhas à disposição, que há quem ainda conserte carroças, que voam rapinas no castelo de Silves, que os produtos artesanais são de lamber os beiços na Quinta dos Avós e que o Sítio das Fontes, nas margens do estuário do Arade, está cada vez mais apetecível para um mergulho em águas límpidas.

Mas houve mais. Os inevitáveis museus e conventos, zonas naturais protegidas, artesãos e escultores, combatem-nos o Alzheimer e não deixam morrer as memórias de como Portugal se fez até aos dias de hoje. E o Algarve tem muita história, ou este clima fora de série não atraísse desde sempre os nosso antepassados.

E neste moto-rali, os organizadores brindaram-nos ainda – para além de viagem de comboio urbano – com a adrenalizante experiência de andar em potente arco com mais de 400 cavalos e voar sobre as ondas ao largo de Albufeira. Sim, a voar, a 70km/h em mar ondulado, mais os piões e até mergulhos de proa que ensopavam todos os presentes. Fantástico!

Obrigado ao MC Albufeira por tanta variedade de momentos e por nos mostrar a sua terra de uma forma mais cultural. Que para o resto já todos sabem onde se dirigir…
As noitadas foram valentes e só ficamos com pena de não experimentar a água do mar que estava a 22 graus…

E no final de tanta emboscada montada por vaquinhas, freiras, bispos, fotógrafos camuflados, árabes, camponesas tatuadas ou de bigode, os “Patos Bravos”, casal constituído pela Carla e Fernando Silva, voltaram a estes passeios e às vitórias. Não tem emenda…

A Milai e Pedro Morais, dos Motards do Ocidente e os “Correias” completaram o pódio de uma extensa classificação que incluiu prémios para os melhores árabes do jantar de sábado e ainda sorteio de vouchers de equipamento BMW.

Este turístico Troféu BMW-Dunlop terminará a 4 e 5 de novembro, 600 km a norte, pelo costeiro Caminho de Santiago, do Porto a Esposende. Quem organiza? Os habituais Conquistadores de Guimarães que há muito tem a honra de terminar em beleza a época! Espreitem em www.mcg-conquistadores.org












Fonte: FMP

Quanto a nós, aproveitámos o feriado do 5 de Outubro e a "ponte" para irmos uma vez mais, apreciar os encantos e sabores do Alentejo.

Almoço em Évora no Restaurante Medieval com saborosa cozinha regional. Passagem pelo aeroporto de Beja que bem precisa de movimento e paragem na bela praia fluvial da Mina de São Domingos, considerada a melhor praia fluvial da Europa. Trajecto feito com uns abafados 35/36º!!




Escolhemos Mértola, Capital Nacional da Caça, para pernoitar e visita de fim de tarde. O jantar foi no Brasileiro, com cozinha regional e de caça, muito bom!









No dia seguinte continuámos por Alcoutim, com a sua grande história ligada ao contrabando. Paragem para café e promessa de voltarmos com mais tempo a este interessante e belo cantinho do nosso país.




Passagem ainda por Castro Marim e Vila Real de Santo António antes do almoço junto à Ria Formosa em Cabanas de Tavira.



Depois rumámos a Albufeira com direito a banhos na Praia dos Pescadores, na boa companhia de amigos que também alinharam. A água estava excelente!


A seguir foi só nos deixarmos levar pelo fantástico ambiente do moto-rali do Moto Clube de Albufeira e desfrutar do fim-de-semana mototurístico, entre bons e animados amigos. 
Vivam os moto-ralis!


Sem comentários:

Enviar um comentário