Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Mototuristas foram apreciar e viver Viana


Excelente passeio mototurístico proporcionado pelos Moto Galos, por terras do Alto Minho. 



O 21º Troféu Nacional de Moto-ralisTurísticos BMW/Dunlop da FMP-2017, seguiu para Viana do Castelo. A Associação Clube Moto Galos de Barcelos voltou ao Alto Minho, nos passados dias 16 e 17 Setembro, para mais um excelente passeio que deu a conhecer e a viver esta fantástica cidade e região do nosso país.

A 5ª jornada do troféu contou com a participação de 22 equipas em igual número de motos e 36 participantes que entusiasticamente desfrutaram deste agradável fim-de-semana mototurístico, marcado pela rica história e cultura da cidade, a sua energia e a bela região onde está inserida.

Aproveitando o festival de música a decorrer neste fim-de-semana, com nomes bem conhecidos da música portuguesa, os Moto Galos procuraram assim tornar o moto-rali ainda mais animado. Não faltaram momentos de grande diversão por entre a multidão de gente que “inundou” as típicas ruas da cidade de Viana do Castelo. “Viana bateu forte!”



A véspera como sempre foi também bem animada entre os participantes, com a Vera do Góis Moto Clube a comemorar mais uma Primavera. Parabéns!



Com partida marcada junto ao emblemático Gil Eanes, a animada caravana dirigiu-se a Santa Luzia, a “Princesa do Lima”, imponente Templo-Monumento que marca a paisagem pela sua beleza arquitetónica, lá bem no alto do monte, de onde se tem uma vista fantástica sobre a cidade de Viana do Castelo. Primeira pergunta do dia e toca a contar as trompas.






Por interessante percurso fora-de-estrada apreciando o mar, aparcou-se junto ao Forte de Montedor na praia de Paçô, para o jogo e a degustação dos famosos rojões dos Moto Galos!



Um pouco mais adiante lá bem do alto dos 28 metros do Farol de Montedor com início de funcionamento no ano da implantação da república, fabulosa vista sobre a região, depois da visita às suas bem conservadas instalações.




Em Carreço, o rico Núcleo Museológico Agro-Marítimo, deu a conhecer os usos e costumes da região. A caravana continuou ainda junto ao mar, por pitoresco trajecto entre campos agrícolas no regresso a Viana, contornando o Forte de Santiago da Barra, para aprender a laçar o anzol e a pescar. O jeito por vezes não foi o melhor mas quase todos acabaram por superar os desafios, afinal somos um país de pescadores!







Após o almoço, bem junto ao Rio Lima, o 2º sector começou com a visita à loja da Fábrica de Louça Regional de Viana do Castelo com início de laboração em 1774 e agora encerrada, onde se podem ainda encontrar fabulosas peças de uma das mais conceituadas faianças nacionais.



Com passagem por Porto do Barco a apreciar o Lima, a caravana seguiu para o Monte de São Silvestre protector dos animais em Cardielos, com seu espectacular miradouro sobre o Lima e Viana. Algumas questões para responder, depois do jogo que levou os participantes a conhecer a lenda do lançamento da vara entre as margens do rio e a orientarem-se pelo imaginário Farol de São Silvestre. Mais um momento bem divertido e bem característico dos moto-ralis turísticos!



Por pitoresco caminho entre vinhas, fomos apreciar as uvas antes e depois de apanhadas por gente simpática a vindimar que nos ofereceu em plena estrada, saborosos cachos de uvas brancas. Obrigado!




O Santuário da Senhora do Minho no alto da serra d’Arga, seria mais um dos “pontos altos” a visitar e a conhecer por ingreme subida, compensada por fantástica vista panorâmica. Tempo para retemperar as forças com os já bem conhecidos e saborosos rojões dos Moto Galos! 




A terminar este bem preenchido dia, o proposto Peddy Paper levou os sempre animados mototuristas pelo centro histórico de Viana do Castelo, a conhecer diversos monumentos e a sua história, bem como o fabuloso Museu do Traje. Que final!







Durante o jantar, conheceram-se os mais regulares da 1ª etapa. Os atentos vencedores mantiveram-se até ao final desta 5ª jornada.



O “Viana bate forte” chamou toda a gente a apreciar a boa música nacional, bem como a grande movida que animou a cidade até boas horas. Mas ainda havia mais uma etapa!

Depois da bem animada noite, acordar não foi fácil. A interessante visita ao Navio Hospital Gil Eanes que serviu de apoio durante décadas à nossa frota bacalhoeira, deu início ao 2º dia do moto-rali. Agora em duas rodas, seguiu-se pela margem sul do rio Lima até à Veiga de S.Simão para apreciar o seu estuário, por onde se encontram diversas e importantes espécies de aves. Mais um jogo a testar a perícia dos participantes antes da subida à Senhora do Crasto onde se daria por terminado o moto-rali.








Há que cumprir as tradições e por estas bandas os “Gigantones e Cabeçudos” são tradição em festas e romarias, como na bem conhecida Romaria da Senhora d’Agonia. Com mais ou menos jeito para o bombo e trajados a preceito, lá se deu a volta à capela e se tentou cumprir a promessa. A foto de grupo com a vista fantástica sobre Viana e a região, encerrou as actividades deste excelente passeio mototurístico, por terras minhotas. 





Ao som do fado da Amália Rodrigues que eternizou o tema do moto-rali, o Moto Clube Foz do Lima deu as boas-vindas à caravana para o bem servido almoço na sua sede. Obrigado pela excepcional recepção e simpatia. Sentimo-nos em casa!








Foi com este cenário de grande confraternização e boa disposição que se deram a conhecer, após o habitual sorteio dos vouchers da BMW, quem foram os vencedores pela regularidade, desta 5ª jornada do 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017. O Hélder Alexandre e a Iliana Pereira ficaram em primeiro lugar, seguidos do Filipe Torres e da Filomena Portela dos Moto Galos, com o Eduardo Rodrigues e a Angelina Silva a encerrar o “pódio”, também eles a “jogar em casa”.



A malta dos Moto Galos estão de parabéns pelo sempre admirável esforço na organização do seu moto-rali, de modo a que todos sejam bem-recebidos e desfrutem do seu passeio mototurístico. Sem dúvida, foi mais um excelente fim-de-semana a passear de moto, desta vez pela bela região do Alto Minho!

O troféu ruma agora a sul. O Moto Clube de Albufeira está de volta às lides dos moto-ralis turísticos, estando a caprichar na preparação da sua muito saudada “rentrée”. Não percam. Até lá! 


A Associação Clube Moto Galos de Barcelos agradece o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Moto Clube Foz do Lima e do Luís Palma.


Sem comentários:

Enviar um comentário