Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pelas maravilhas de Alter do Chão

Magnifico fim-de-semana mototurístico, à descoberta dum concelho único no Alto Alentejo



O 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017 seguiu para o Alto Alentejo. A 3ª jornada realizada pelos experientes Motards do Ocidente, levou uma caravana composta por 33 equipas e cerca de 50 participantes, nos passados dias 27 e 28 de Maio, a percorrer os cantos e recantos de Alter do Chão. Um fim-de-semana para mais tarde recordar!


É notável o trabalho de quem organiza os moto-ralis, procurando dar a conhecer as maravilhas do nosso país. Foi o que aconteceu uma vez mais, por um concelho e região que tanto têm para oferecer. Vivam os moto-ralis!

Depois da recepção no dia anterior para a maioria dos participantes, com a boa gastronomia alentejana e a sempre boa disposição do costume, o primeiro dia começou com passeio pedestre com visitas por Alter do Chão, terra que recebeu de braços abertos a animada caravana de mototuristas!

Partindo do bem conservado castelo, de onde se tem uma vista magnífica sobre a vila, os mototuristas puderam saber mais sobre esta fortificação medieval mandada construir por D.Pedro I em 1359. De seguida a visita à Casa do Álamo Séc XVII, deu a conhecer a sua importância na vida da vila e concelho, com o rico legado histórico, cultural e quotidiano da região em exposição. Por lá encontrámos no seu jardim o açafrão, planta de extrema importância na gastronomia local, com a sua Semana Gastronómica por alturas da Páscoa.











Seguiu-se a degustação de excelentes produtos biológicos e cerveja artesanal nos “Pecados do Campo”!




A terminar este périplo pelas ruas de Alter do Chão, visita à Santa Casa da Misericórdia, para entrega de bens alimentares trazidos de casa.


Após este interessante passeio pedestre, foi tempo de seguir, agora de moto, até Alter Pedroso com passagem pela Via Romana até à Anta dos Tapadões. Por lá andavam uns simpáticos “Flinstones”! Chegados à Muralha do Castelo, fortificação medieval da raia alentejana, brincadeira “apimentada” tendo por base a lenda da Cova da Moura Encantada. Malandrecos! Que vista panorâmica sobre a planície!




Após saboroso “Cozido à Portuguesa” à moda Alentejana, a divertida caravana embrenhou-se na magnífica planície alentejana a caminho da aldeia de Seda. Bonito trajecto “off-road” com passagem junto à Ribeira de Seda até à magnífica Ponte Romana de Vila Formosa sobre a mesma, onde consta que a superstição do responsável pela construção, mandava trabalhar de acordo com o cantar do galo. Momento divertido com passagem apeada, para preservação da ponte!





Por fantásticas paisagens, apreciando o majestoso voo das muitas cegonhas avistadas, a caravana continuou até à Herdade de Vale de Barqueiros com a sua história a remontar ao séc.XIV, onde foi oferecido composto lanche com os bons produtos de fabrico local, o azeite e o vinho que seria mais tarde oferecido aos participantes. Gostámos muito, obrigado!






A caminho da Chança voltou-se a mais um interessante percurso fora-de-estrada, comum a não menos interessante percurso pedestre pela Herdade da Ferraria que gentilmente abriu as portas à caravana, com passagem por mais uma ponte romana. Simpática visita à Casa das Memórias com petisco oferecido pela Junta de Freguesia de Chancelaria-Chança, para depois bem no centro da vila, os participantes se divertirem com a hilariante “inseminação da égua”. A criatividade dos moto-ralis no seu melhor!








Já na recta final deste primeiro dia, interessante visita à Olimel, onde se pôde aprender como é produzido o bom azeite e o mel feito por paixão, o qual foi possível provar à saída da colmeia. Que maravilha!






Na Cunheira a finalizar mais umas perguntas e lanche oferecido pela Junta de Freguesia local.



Depois de bem instalados e de ir a “banhos”, tempo para o merecido jantar e premiar os dedicados controladores e conhecer os mais regulares da primeira etapa. Os convivas esmeraram-se nas caracterizações que trouxeram de casa, alusivos ao tema do moto-rali. O “Faroeste” apareceu em peso, para eleger a melhor máscara. Pois está bem, a melhor de todas!!






Em Flor da Rosa, terra do Santo Condestável Dº Nuno Álvares Pereira, deu-se início à 2ª etapa do moto-rali bem junto à estátua em sua homenagem. Alguns quilómetros mais adiante, acompanhados pelas sempre admiráveis paisagens alentejanas, foi-se conhecer uma curiosa ponte romana sobre a Ribeira de Cujanças, da qual não se conhece o nome e “compor” um poema!





De novo na estrada para o momento alto do último sector, a visita à emblemática e majestosa Coudelaria de Alter, com passagem uma vez mais sobre a bonita Ribeira de Seda.



Antes da visita, deu-se valor ao trabalho dos cavalos que puxam as carroças. Nada melhor do que experimentar. Que grande galhofa!




Foto de grupo e vamos lá visitar a Coudelaria. Acompanhados pela simpática guia, foi possível conhecer vários espaços do empreendimento e saber dos pormenores do quotidiano das cerca de cinco centenas de animais e seus tratadores, da sua história, bem como das diversas valências que compõem esta casa em actividade desde 1748. Vale bem a pena visitá-la! 












Depois desta fantástica visita, seguiu-se o almoço nos claustros do Hotel Convento D’Alter que na edição anterior muito bem recebeu os mototuristas.



Sempre em ambiente festivo, ficou-se a saber após o almoço de encerramento, quais os mais regulares do moto-rali. O Ricardo Cavaco e a Sandra Nunes do Moto Clube de Albufeira terminaram em 1º lugar, seguidos do Paulo Mota e da Cristina Travassos do Góis Moto Clube e a encerrar o “pódio” o João e a Carla Krull também do Moto Clube de Albufeira. A finalizar foram sorteados os vouchers da BMW. 


Por fim resta dar os parabéns aos Motards do Ocidente, pelo fantástico fim-de-semana mototurístico proporcionado, por esta bonita e interessante região do Alto Alentejo.

A 4ª jornada do 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017, segue lá para os dias 02 e 03 de Setembro, organizada pela malta do Góis Moto Clube, na bonita região da Lousã. Até lá e boas curvas!

O Moto Clube Motards do Ocidente agradece o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Alter do Chão, Juntas de Freguesia de Seda, Chancelaria-Chança e Cunheira. Companhia das Lezírias-Coudelaria D’Alter, Herdade de Vale de Barqueiros, Herdade da Ferraria e Olimel, Lda.

Álbum de fotos: https://goo.gl/photos/QayHcRRmgVcqPS1y7

Vídeo-1ª sector

Sem comentários:

Enviar um comentário