Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 30 de março de 2017

Para lá do Marão, manda a tradição

21º Troféu MR BMW-Dunlop FMP 2017 iniciou pelas Arribes del Duero



A primeira jornada do 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017, organizada pelo Motocruzeiro de Bragança, decorreu nos passados dias 25 e 26 de Março, dando início a mais uma época de belas passeatas de moto de norte a sul do país. Com 56 equipas e cerca de 80 participantes, a sempre bem-disposta caravana, percorreu em solo espanhol, o espectacular percurso pelo Parque Natural de Arribes del Duero, depois do ano passado ter contemplado as mesmas fragas pela perspectiva nacional!

A tradição manteve-se com a malta de Bragança. Comer, beber, passear de moto e ser feliz, ao longo dos cerca de 220 arrebatadores quilómetros que compuseram os dois dias do moto-rali mais internacional de sempre, a par com um memorável do MC Albufeira, pela Andaluzia, em 2010.

Partindo da Presa de Almendra, a mais alta de Espanha e alimentada pelo Rio Tormes, afluente do Douro, a recordista caravana dirigiu-se para as Arribes, por trajecto de paisagem típica e rural com paragem em Trabanca para apreciar o Parque Temático de Construcciones Tradicionales associadas aos labores do campo mais representativas das Arribes del Duero. E primeiros miradouros ainda sobre o Tormes, em Vilarinho de Los Aires, com as bem elaboradas perguntas a espicaçar a atenção dos participantes, a antever o cocktail de idílicas paisagens que aí vinham! 











Depois de sinuosa estrada, chegou-se ao Douro e as suas Arribas, a fazer fronteira com Portugal. Mais à frente junto à bonita Ermida de Nuestra Señora del Castillo, mais paisagens de cortar a respiração, petiscada à maneira e primeiro jogo. 








Bem junto ao Douro paragem na Playa del Rostro, para apreciar esta dádiva da natureza, depois de passagem off-road, opcional, para apreciar as Arribas a partir do Picón de Maricota. Para trás ficaram bonitas aldeias como Masueco e Aldeávila de la Ribera. 




Que maravilha, o que se pôde observar a partir do Mirador del Fraile. Lá em baixo a Central de Aldeávila que visitaríamos mais adiante, com o seu espelho de água a contornar a imponência das Arribas! Como somos pequenos, perante tamanha grandeza natural!! 



Ainda não refeitos da surpresa anterior, já estávamos mais abaixo, por estrada a envergonhar as grandes estradas de montanha da Europa a caminho da central, com passagem por Poblado de Salto de Aldeávila com os seus 15 habitantes, para apreciar noutro angulo, não menos imponente, este encanto da natureza. Houvesse mais tempo para contemplação! Também para apreciar os voos majestosos das aves que povoam o parque, como o Alimoche ou o Britango, entre outras. 



Passagem pela histórica aldeia de Mieza de La Ribera e mais um miradouro, desta vez del Colágon del Tio Paco, depois dum saboroso mata-bicho, pois o almoço ainda ia demorar um pouco mais. Esperava a caravana uma saborosa “Paella” na Zona de Recreo “La Barca”, com uma vista panorâmica fabulosa. 




Devido à muita chuva prevista que acabou por aparecer, a parte final da 1ª etapa foi cancelada. Terminaria num dos mais bonitos miradouros, sobre a povoação de Salto de Saucelle. Quem por lá parou, encantou-se uma vez mais com a beleza natural deste fantástico Parque Natural. 



A 2ª etapa voltou a Espanha para mais um bonito trajecto que começou ainda do lado de cá da fronteira em frente à Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta que uma vez mais deu forte apoio ao moto-rali. Obrigado! 


A sempre animada caravana com a habitual galhofa à mistura, foi até à simpática vila La Fregeneda, onde foi muito bem-recebida no Ayuntamento, com mata-bicho matinal e onde todos os anos é celebrada a Fiesta del Almendro. Por lá apreciou-se uma interessantíssima maqueta do caminho de ferro regional, com os seus vinte e um túneis.






A chuva voltou a dar um ar da sua graça, mas sem comprometer a fabulosa subida ao Penedo Durão, onde terminou o moto-rali, com a habitual foto de grupo a despedir-se deste périplo por “tierras de España”!! 



O almoço em Poiares com apoio da Junta de Freguesia local e, depois do sorteio dos vouchers da BMW, deu-se a conhecer os mais regulares desta 1ª jornada do troféu, dedicada uma vez mais à Natureza: o Pedro Morais e Milai dos Motards do Ocidente, secundados por João Krull e Vitor Alexandre, ambos do Moto Clube de Albufeira. 

Está de parabéns o Motocruzeiro de Bragança por ter proporcionado este interessante fim-de-semana mototurístico, por uma das mais belas regiões ibéricas! Venha o próximo!

A 2ª jornada do 21º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2017, segue para a bonita sub-região do Oeste, entre Alcobaça e Peniche, nos próximos dias 8 e 9 de Abril. O clube anfitrião é o carismático Moto Clube do Porto!

Álbum de fotos: https://goo.gl/photos/RMwYqiEMgq8f9rXe7

Sem comentários:

Enviar um comentário