Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Felizes, da Serra até ao Mar

20º Troféu Nacional de Moto Ralis Turísticos BMW-Dunlop FMP 2016 continuou com mão providencial 



Na impossibilidade de o Clube Mototurismo do Centro organizar o seu moto-rali turístico, conforme estava previsto no calendário de Moto Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal, o Moto Clube do Porto assumiu à ultima hora a organização de mais um passeio turístico, desta vez no Concelho de Alcobaça. Assim, nos dias 9 e 10 de Abri, os 60 participantes em 39 motos andaram pelas várias freguesias deste concelho que tanto tem para mostrar.

Com início na Vila da Benedita, os mototuristas foram percorrendo as diversas freguesias, visitando pontos emblemáticos como o Arco da Memória (que marcava um dos extremos do Couto de Alcobaça), a Serra de Aire e Candeeiros e Casais Monizes, parando na sede do Clube Motard Montanelas para um retemperador café. Passando pelo Arrimal e também o seu Arco da Memória (o outro extremo), foi tempo de visitar uma quinta privada onde os animais vivem de forma natural e são tratados como animais de estimação que até nome têm e onde as vistas, com bom tempo chegam a todo o litoral, desde a Nazaré até Peniche. Pena que o dia chuvoso não possibilitou apreciar todo o potencial. 






Depois do providencial almoço no centro da Benedita, foi tempo de visitar uma das mais importantes unidades industriais da região. A ICEL é uma fábrica de cutelarias com forte implantação na região e de reconhecida qualidade a nível mundial. Ai foram mostradas as várias etapas do fabrico de diversos modelos de facas, demonstrando um elevado nível de desenvolvimento industrial e tecnológico. Daí rumou-se à Praia de Salir do Porto com a sua majestosa duna, a maravilhosa baía de São Martinho do Porto e estando tão perto, era impossível não ir até Alfeizerão para provar o seu tradicional Pão-de-ló. 



Foto de Ernesto Brochado




Reconfortados com o doce, visitou-se a Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas, no Acipreste, ou não estivessem os mototuristas na terra da fruta. Finalmente chegou-se a Alcobaça e ao seu majestoso mosteiro. Depois da visita ao templo onde se encontram sepultado D. Pedro e Dona Inês de Castro, veio o merecido descanso no Hotel Santa Maria, fronteiro ao mosteiro e onde decorreu o jantar, animado por uma soberba banda de metais, os Camisas Negras. 




O domingo amanheceu chuvoso e pouco convidativo mas que não desmotivou todos os participantes a continuarem o programa. O passeio começou com a visita ao Museu do Vinho de Alcobaça e depois seguiu para o Mosteiro de Santa Maria de Cós, edifício que infelizmente sofreu uma degradação massiva ao logo de muitos anos de abandono mas que agora começa a ser recuperado com intuído de lhe devolver alguma da sua traça original. Finda a visita, houve ainda tempo para uma passagem pela Ermida de Santa Rita de Cós e passagem pelo centro histórico de Alcobaça para visita ao Jardim do Amor. Os originais Paços do Concelho de Alcobaça foram cenário para a tradicional foto de grupo. 









Regressou-se então ao Museu do Vinho de Alcobaça para o retemperador almoço e distribuição de lembranças a todos os participantes. 




Os mais atentos, foram o Jorge Martins e a Alexandra Bandarra do GAMA, secundados pelo Vitor Olivença e Filipa Barata do BMW CKLT e no lugar mais baixo do pódio ficaram o Atílio Oliveira e a Milena Ferreira do Moto Clube do Porto. 


Muitos parabéns à Comissão organizadora deste Moto Rali do Moto Clube do Porto pelo excelente passeio e pela habitual simpatia e gosto de bem receber.


“Ponte de Sôr”

É já nos dias 21 e 22 de Maio que prossegue este 20º Troféu com organização do MC Motards do Ocidente, no Concelho de Ponte de Sôr. O programa e ficha de inscrição neste mesmo site em Mototurismo/ Moto-ralis ou em:
http://motardsdoocidente.pt/eventos/21-o-moto-rali-motards-do-ocidente-20-o-trofeu-de-moto-ralis-turisticos-da-fmp-bmw-dunlop/

Texto: FMP


Está de parabéns o Germano e a sua equipa, por terem levado a bom porto este fantástico passeio, ultrapassando os mais variados obstáculos de última hora, sempre com boa disposição. Bem hajam!


Ainda uma palavra de apreço a todos os que organizam e apoiam esta excelente actividade mototurística que nos leva a viver fins de semana inesquecíveis!!

Sem comentários:

Enviar um comentário