Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Conquistadores oferecem grande passeio a 117 entre o Sousa e o Ave

Término saboroso do 19º Troféu MR BMW-Michelin FMP 2015


Os Moto-ralis Turísticos organizados pelos Moto Clube Conquistadores de Guimarães já tem tradição de terminar os troféus da FMP – e patrocinados pela Michelin e BMW – com muita qualidade. Este ano de 2015 reforçou a ideia, conseguindo atrair 117 participantes em 84 motos (um dos moto-ralis mais participados dos 19 anos de vida do troféu) e agradando sobremaneira a todos.


Ainda por cima numa região difícil, que é a entre Penafiel e Santo Tirso, pela grande densidade de população, tráfego rodoviário, zonas industriais, descaracterização dos aglomerados habitacionais e arruinamento da paisagem.

Então como conseguem os Conquistadores este fenómeno?

Pelo rebuscado dos seus percursos, fruto de muito trabalho de pesquisa dos mais retorcidos quelhos e caminhos, descobrindo pequenas joias arquitectónicas e rurais, trilhos entre pequenos carvalhais e soutos, e muitos amigos. Amizade essa que se espelha em petiscos aqui e acolá, mantendo uma caravana alegre, divertida, bem disposta…

Desta forma, os dias 7 e 8 de novembro foram passados entre Penafiel, Paços de Ferreira e Santo Tirso, num autêntico carrossel de sobe e desce, vira e revira, para aqui, para acolá, seguindo extenso road-book de 32 páginas para apenas 126 km de passeio. Num Alentejo, 3 ou 4 páginas chegavam e sobravam.



Começando no mesmo largo do coração de Penafiel, onde, com “casamento” se encerrou a edição de 2014, os Conquistadores puseram-nos a bulir pelos bombeiros locais, campo de futebol do Bustelo, Mosteiro de Bustelo, pontes manhosas sobre os rios Cavacão, Sousa e Veloso, ASS Marecos (obrigado!) e Anta de Santa Marta. Mas o melhor seria a medieval Ponte de Espindo, em “dorso de burro” e com piso de madeira.


Até se chegar ao Castro Mozinho, com muito bom centro de interpretação – excelentes maquetas – e castrejos a valer que nos puseram a caçar coelhos, para além de mais comes e bebes, claro.



Com solidariedade para a Casa do Gaiato, a manhã foi terminar à mesa, na Junta de Freguesia de Urrô e Guilhufe.

A tarde continuou a senda das paragens a cada 5 km, surpreendendo a cada esquina.

Começou com a novíssima e moderna sede do MC Vale de Sousa, um check-in no interior da Moto Mendes, onde não faltaram duas sexy umbrella girls de bigode e pelo na perna, visita ao Museu do Móvel de Paços de Ferreira, degustações na Tasca da Fany e Adega Regional Melo, onde o que comemos não pode ser descrito aqui. A nascente do Rio Leça e o Monte do Pilar, onde os MC Porto e MC Paços de Ferreira tantos “Mundiais” de Trial já organizaram, também ficaram no caminho para a Motocar, em Vila das Aves, onde finalmente se entregaria o questionário e a caravana jantaria com stand-up comedy, sorteios de equipamentos, prémios para os mais certinhos, boinas para todos e magos a fazer queimada.








O domingo? Mais do mesmo. Ou seja, muito bom!

Foi dia de pegar na agulheta dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves e provar o Licor do Mosteiro de Singeverga, local de culto que encerra também uma exposição particular de borboletas exóticas e outras curiosidades angolanas. 





O Mosteiro de Roriz e o Santuário da Nª Sª da Assunção apontaram ao centro de Santo Tirso onde… tivemos um baptizado!. Sim, os noivos de 2014 já são pais de um lindo bebé que muito chorava quando lhe roubávamos a chupeta.



Com brincadeira qb, terminou esta grande passeata

À sobremesa da almoçarada, para além de se terem sorteado 3 vouchers BMW, entregaram-se os prémios aos vencedores Rui Oliveira e Vera do Góis MC, Zé Augusto e Júlia do MC Paços de Ferreira e Jorge Martins e Alexandra do GAMA.



E a FMP aproveitou para fazer o rescaldo deste bom ano de 2015 com 7 óptimos MR. Os Conquistadores foram também o clube mais participativo com 42 equipas, seguindo-se Moto galos de Barcelos com 37 e CM Motabout com 19.

João Moreira do MC Motabout e Atílio Oliveira do MC Porto foram os mais entusiastas com 6 participações.

E os grandes triunfadores deste 19º Troféu MR Michelin – BMW da FMP? Rui Oliveira e Vera Cardoso, claro, pois venceram 4 dos 7 MR.

Os surpresos Jorge e Alexandra do Gama subiram ao 2º lugar e o veterano João Penão dos Motards do Ocidente segurou o 3º posto.

A Comissão de Mototurismo da FMP aproveita para agradecer a todas – e foram muitas – as instituições que se revelaram essenciais para o sucesso deste ano turístico que assim termina. Patrocinadores, clubes, autarquias, colectividades e participantes!

Vamos continuar em 2016!

Texto: FMP


Sem comentários:

Enviar um comentário