Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Excelente passeio mototurístico, entre a Beira e o Douro Vinhateiro

Moto Galos levaram animada caravana, a conhecer e apreciar o concelho de Tabuaço.


Nos passados dias 26 e 27 de Setembro, o 19º Troféu Nacional de Moto-ralisTurísticos Michelin/BMW da FMP, seguiu por terras Património da Humanidade, pelas mãos dos carismáticos Moto Galos de Barcelos que proporcionaram mais um inesquecível fim-de-semana mototurístico.



Foi através de um muito bem elaborado road-book que a caravana composta por 36 equipas e cerca de sessenta e alguns participantes, se fez à estrada para participar neste bem organizado passeio de Outono, com agradáveis temperaturas e sol radioso. Os cerca de cento e trinta quilómetros foram percorridos calmamente, apreciando esta fantástica região do nosso país que nesta altura do ano, ganha outro encanto.

Entre a Beira e o Douro, lendas de amor

O mote para o primeiro sector estava dado. Frente à Câmara Municipal de Tabuaço, deu-se o início do passeio mas a pé, pelas simpáticas ruas da vila com visita ao Museu do Imaginário Duriense, apreciar o relógio mais complexo do Mundo, exposição no Museu Abel Botelho e o interessante centro histórico.

 Pelo centro histórico de Tabuaço

Já nas montadas, o percurso seguiu entre a Serra de Chavães e o Rio Távora, com paragem no imponente Miradouro do Fradinho, local de grandes escaladas. O enigmático Ermitério de S. Pedro das Águias, com a sua fachada principal curiosamente virada para a montanha, foi o local seguinte a visitar e a procurar a resposta para uma das muitas perguntas que desafiaram a atenção dos participantes. 
No Miradouro do Fradinho 

Cabriz e Sendim, foram as próximas aldeias, com paragem para a “bucha” da manhã. A malta dos Moto Galos não querem ninguém a passar fome. Que saborosos estavam os tradicionais rojões. 

Em Sendim de Tabuaço

Por interessante percurso fora-de-estrada, seguiu-se para Arcos, onde nos esperava a visita ao forno comunitário, pelo simpático padeiro barcelense. Havia que identificar os nomes das saborosas broas que por ali se cozem. Esta simpática aldeia já teve tribunal, cadeia e cantina e ao fim da tarde em pelo Outono sob uma luz mística, podem-se ver e apreciar vários momentos que tão bem caracterizam as nossas típicas aldeias. 

Interessante percurso off-road

De volta a Tabuaço, foi tempo de saborear o bom azeite da Cooperativa Agrícola local. 

Prova do bom azeite de Tabuaço

No Monte Sabroso, com o seu Santuário e Parque de Merendas, deu-se por finalizado o passeio da manhã de Sábado, após a visita à Capela Românica e almoço, com a companhia de um passeio de clássicos.

Douro de vinhos finos e homens que moldam a terra

A 1ª etapa prosseguiu por visitas guiadas às Quintas do Douro, aldeias vinhateiras, apreciando paisagens imponentes.

Fundo de Vila e Desejosa, aldeia que parece um presépio, foram atravessadas pela entusiástica caravana de mototuristas. Passagem ainda por Valença do Douro de onde se tem uma fantástica vista sobre o vale do Douro a caminho da próxima visita, desta vez em plena zona vinhateira. Fabulosas paisagens de cortar a respiração, enchiam a alma dos viajantes. 

Apreciando o Vale do Douro

 Paisagens únicas junto ao Douro

A Quinta do Seixo, produtora da famosa marca Sandeman, deu a conhecer através da visita guiada e prova de vinhos, a excelência dos mesmos. O homem da capa negra andou por lá. A azáfama das vindimas deu um toque especial a estas visitas. 

Interessante visita à Quinta do Seixo

Brinde à fantástica região vinhateira do Douro

Mais uns quilómetros entre muros de xisto a caminho de Adorigo, odores vinhateiros e cores de Outono e estávamos novamente em mais uma visita, à Adega Casa do Brasão. Aqui foi possível assistir à recepção das uvas e respectivo tratamento. O Moscatel estava divinal. 

Visita à Adega Casa do Brasão 

Brinde com o bom moscatel

Excelentes percursos entre vinhas e vinhedos

Depois de Santa Leocádia chegou-se ao centro histórico de Barcos, aldeia que recebeu este ano a visita do Portugal de Lés-a-Lés e que apoiou desde a primeira hora o moto-rali. Mais um interessante percurso pedestre, pelas ruas pitorescas, à descoberta dos vários motivos históricos e mais um jogo.

Em grande animação e galhofa, chegava ao fim a primeira etapa. O Rui e a Vera do Góis Moto Clube, já eram os mais regulares.

Bem instalados na recente unidade hoteleira de Tabuaço, seguiu-se para o jantar na Junta de Freguesia de Barcos, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tabuaço que “vestiu a camisola” do moto-rali e a animação a cargo do Grupo de Cantares de Barcos, preencheram esta noite de grande confraternização e convívio. 

Jantar animado em Barcos

Vestir a camisola do moto-rali

Entre Castros e Igrejas Românicas

A proposta para a segunda etapa era viajar entre a montanha e o vale, o Douro e a Beira.

Novamente a partir do centro de Barcos, era dada a partida junto ao emblemático cruzeiro, por um atrevidote “frade”. 

Partida junto ao pelourinho de Barcos

Em Pinheiros, terra de gravuras rupestres, fez-se um divertido jogo alusivo às vindimas. Seguiu-se depois por interessante troço de estrada até Granja do Tedo. 

Divertido jogo das vindimas

A malta dos Moto Galos preocupam-se com a saúde dos participantes, pelo que lá veio mais um percurso pedestre para conhecer esta interessante aldeia, constituída por dois povos, de Cima e de baixo, atravessada pelo rio Tedinho. O difícil foi identificar as diversas bagas. 

Ponte romana em Granja do Tedo

De novo na estrada para mais perguntas, passagem por Vale Figueira e o Adro das Bruxas até ao Miradouro do Alto da Escrita. A partir dos seus 769m de altitude, pôde-se apreciar a magnífica paisagem sobre Tabuaço e o Douro. 

Soberba vista sobre Tabuaço

Chegava ao fim as actividades com a foto de grupo, junto ao Parque Abel Botelho. 

Faltava saber quem tinham sido os mais atentos e regulares desta quinta etapa do 19º Troféu de Moto-ralis Turísticos Michelin/BMW da FMP, após o almoço de encerramento e entrega de lembranças.

O Manuel Silva conquistou o terceiro lugar, o Pedro Faria e a Madalena Silva, todos dos Moto Galos ficaram em segundo.

Os mais regulares que “subiram” ao lugar mais alto do “pódio”, foram o Rui Oliveira e a Vera Cardoso do Góis Moto Clube. 

Os mais regulares 

A finalizar em grande animação, foram sorteados os Vouchers da BMW, pelas equipas que cumpriram todas as actividades propostas.

A malta dos Moto Galos de Barcelos estão de parabéns por este fantástico passeio e fim-de-semana mototurístico.

A próxima jornada é já nos dias 17 e 18 de Outubro. “Do Vale do Alva ao Cume do Açor” é o tema proposto pelo Góis Moto Clube para o seu passeio.


Sem comentários:

Enviar um comentário