Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Do outonal Vale do Alva ao agreste cume do Açor

19º Troféu de Moto Ralis Turísticos BMW-Michelin FMP 2015 regressou a Góis



No sexto e penúltimo moto rali turístico da temporada 2015, o Góis Moto Clube levou 55 participantes em 33 motos, à descoberta das aldeias perdidas e encaixadas nos montes e vales tranquilos e calmos da serra do Açor e dos rios Alva e Ceira, nos passados dias 17 e 18 de Outubro.


Com arranque no sábado de manhã dos Paços do Concelho de Arganil, vila epicentro de todo o passeio, os participantes foram saindo à procura dos vários “tesouros” da região, começado pelo Santuário de Nossa Senhora do Monte Alto, seguindo de seguida por Folques, Salgueiral e paragem no Monte Frio das Alpacas. O Monte Frio das Alpacas é uma quinta de criação de alpacas, que são treinadas para caminhar com turistas e com pequenas mochilas. Terminada a socialização com as simpáticas Alpacas – dóceis mamíferos da fauna sul-americana e da família dos camelídeos -, foi tempo de um reconfortante lanche em Benfeita, a preceder a visita à Fraga da Pena, local idílico e de rara beleza com a sua vegetação, sombras e imponentes cascatas.



Depois da passagem pela luxuriante Mata da Margaraça (uma amostra sobrevivente do que era a vegetação de toda a região), deu-se inicio à subida à serra do Açor com o objectivo de chegar ao Piódão. Infelizmente, S. Pedro decidiu que não seria nesta ocasião e muito menos por este caminho que os participantes iriam chegar à famosa aldeia, já que a chuva e o fortíssimo vento que se fazia sentir no cume, impediram a passagem dos moto-turistas. Sem perder o ânimo, todos deram a volta à serra até Chãs D’égua onde esperava o retemperador almoço. Após a refeição e devido ao adiantado da hora - e principalmente devido às condições climatéricas muito adversas - a organização decidiu anular o percurso da tarde, dando indicações a todos os participantes para se dirigirem directamente para o hotel em Arganil para o retemperador banho quente, já que o jantar na antiga fabrica de cerâmica de Arganil, magnifico espaço, soberbamente recuperado e optimizado, estava agendado para as 20.30h. 


Domingo acordou um pouco cinzento mas apenas com alguns salpicos de chuva, nada que impedisse que todos os participantes se apresentassem animados, novamente diante da Câmara Municipal de Arganil para a partida da segunda etapa, que os iria levar a Pombeiro da Beira para visita ao pelourinho, igreja, Museu adjacente e Capela da Rainha Santa Isabel. 



De seguida, houve ainda tempo para um lanche no Santuário de Santa Quitéria e já no concelho de Góis, visita ao Museu-Lagar em Barreiro, finalizando o passeio no Cerro de Nossa Senhora da Candosa, onde foi tirada a foto de grupo. Dai todos seguiram em caravana até ao centro da Vila de Góis para o merecido almoço na Associação Educativa e Recreativa de Goes, onde foram entregues lembranças de mel a todos os participantes e onde o João Penão foi bafejado no sorteio de um capacete NAU.

Os mais atentos, foram o Gaspar Marques dos Conquistadores de Guimarães, tendo o Augusto Ribeiro com o Leandro Faria completado a “dobradinha” dos Conquistadores. O degrau mais baixo do pódio ficou desta vez para João Krull e Carla do Moto Clube de Albufeira. 


Muitos parabéns ao Góis MC pelo excelente passeio e pela habitual simpatia, gosto de bem receber e capacidade de resolver imprevistos.

“Sentimos Penafiel até aos Jesuitas”

É já a 8 e 9 de Novembro que este 19º Troféu continuará – e terminará - sob a organização do MC Conquistadores de Guimarães. Terá início em Penafiel e o programa e ficha de inscrição pode ser visto neste mesmo site em Mototurismo/ Moto-ralis ou em:

http://conquistadoresmotoclube.webnode.pt/

Fonte: FMP


Quanto a nós, foi mais um excelente fim de semana mototurístico, apesar do S.Pedro não ter colaborado. Nada que tivesse esmorecido os grandes momentos de convívio e camaradagem que se viveram.

A malta do Góis Moto Clube está de parabéns, pela organização desta memorável passeata pelos cantos e recantos do nosso sempre admirável país e pela sua simpatia.

"Tá-se bem em Góis"

Sem comentários:

Enviar um comentário