Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Pela Costa Alentejana a comemorar 25 anos de boas curvas


A bela Costa Alentejana foi a nossa escolha para uns dias a viajar de moto, comemorando 25 anos de boas curvas, na estrada e na vida.


Por motivos profissionais, apenas foi possível tirar alguns dias de férias em conjunto, para esta pequena viagem, pelo nosso belo país.

A praia da Galé foi o local central escolhido, mais concretamente o parque de campismo, para depois percorrermos a bonita região da Costa Alentejana.

Depois do excelente almoço de família no Batista do Bacalhau em Aveiro, no dia em que celebrámos efectivamente os 25 anos de casório, seguimos para a "Lua de Mel". A "Noite de Núpcias" foi no Hotel Verde Pinho em São Pedro de Moel. É uma simpática unidade hoteleira, bem no meio do casario que caracteriza a vila e pinhal. O dono facilita a guarda das motos na garagem. Excelente.



Depois de instalados fomos dar uma volta pela praia, apreciar um belo por-do-sol e jantar, a partir da varanda do Estrela do Mar.






No dia seguinte seguimos para o Camping da Galé, pela orla costeira e a laboriosa zona Oeste.









Escolhemos uma das opções de estadia do parque, os Abrigos. São pequenas casas muito acolhedoras, onde ficámos muito bem instalados, para estes dias por terras alentejanas.


Este excelente parque bem junto ao mar, tem uma bela praia logo ali à beira das fantásticas arribas. Dispõe de várias infraestruturas de apoio e um bem fornecido restaurante, não sendo necessário sair do espaço para termos um bom almoço ou jantar no restaurante ou levar para casa, a preços muito acessíveis. Todas as noites tem animação e bares. Para quem não quer ir para a praia conta com a piscina que tem nadadores-salvadores e tudo, muito bom.


O primeiro dia e como estávamos relativamente perto, fomos uma vez mais até à Serra da Arrábida para explorar o interior e a fantástica encosta sul, depois de já termos percorrido a encosta norte até ao Cabo Espichel. Um pouco fora-de-estrada, com a Crosstourer a portar-se à altura.







Aproveitámos para conhecer o Castelo de Sesimbra, de onde se tem uma vista fabulosa sobre a região e o Porto de Pesca.





Deixámos Sesimbra para voltar ao interior. Passámos pela sede do Moto Clube de Cezimbra mas estava fechada, fica para a próxima a visita.




Seguimos depois pela costa até Setúbal. Locais como o Portinho da Arrábida e as pequenas e belas praias, ficaram nas nossas memórias.

Curiosamente e bem, as motos podem circular em horários que os carros não podem mas andavam por lá. Talvez fossem de residentes ou prioritários, pois, pois...






Queríamos conhecer o emblemático Mercado do Livramento de Setúbal mas estava fechado, temos de lá voltar mas de manhã. Apanhámos o ferry e regressamos.

Estava assim a chegar ao fim este fantástico dia por esta bela serra, Património da Unesco.



Para terminar em beleza, fizemos um Sunset à maneira no bar da praia no parque.




No dia seguinte rumamos a Sul até Vila Nova de Mil Fontes. A Praia de Melides e a Lagoa de Santo André, foram as primeiras visitas.







A caminho de Sines mais um pouco de fora-de-estrada, com direito a travessia a vau duma ribeira.

A imponência dos oleodutos e do Porto de Sines impressionam.

Já tivemos a oportunidade de visitar o porto, num passeio de motos. À beira de um super-petroleiro parecíamos umas formigas. Há dias por lá passou o maior porta-contentores do mundo.





Entrámos na Costa Vicentina e continuámos a apreciar as belas praias que povoam esta região também.

Passagem obrigatória pela bela Porto Covo.






A partir da Ilha do Pessegueiro mais uma interessante passagem fora-de-estrada.




Uma intrusa duma saca plástica, fez o favor de se encostar às saídas de escape e eu lá tive de arregaçar as mangas para tirar o que ficou derretido. Que bom digestivo.



Voltinha pela Vila Nova de Mil Fontes e praias junto à Foz do Rio Mira e estávamos de regresso.



O último dia deste curto período tempo de férias a viajar de moto, foi destinado à Península de Tróia. O turismo e a agricultura são os dois sectores fortes nesta região. A Herdade da Comporta com os seus enormes campos de arroz impressionam.

Tróia está cada vez maior. Ainda assim deu para ver que é um lugar calmo onde vale a pena estar e desfrutar. As praias são óptimas, protegidas pela Serra da Arrábida.







Ainda fomos à bela Praia do Pêgo para almoçar no melhor Bar de Praia do Mundo, conforme foi recentemente considerado, mas estava à "pinha". A água estava a uns agradáveis 21,7º.

Seguimos para Brejos da Carregueira de Baixo, para almoçar no Gervásio. Um espaço muito agradável, onde fomos bem servidos.




Estava assim terminado este breve mas muito interessante roteiro, pela Costa Alentejana e arredores.

Para mais tarde recordar, uma selfie.


No dia de regresso ainda passámos por Almeirim para ir à Sopa da Pedra num dos restaurantes típicos mas estava tudo cheio.

Acabámos por comer também a dita e não menos saborosa, na Casa das Caralhotas. Não é o que estão a pensar, trata-se de um tipo de pão regional, muito saboroso que comemos com umas valentes bifanas.

Depois autoroute e regresso a casa. Pró ano há mais!!!

Álbum de fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário