Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Por entre castelos e rios, apreciando o Médio Tejo



Motards do Ocidente comemoraram duas décadas de excelentes passeios moturísticos


A terceira jornada do 19º Troféu Nacional de Moto-ralisTurísticos Michelin/BMW da FMP, levada a cabo pelos experientes Motards do Ocidente, sob intenso calor, proporcionou excelente fim de semana mototurístico, pela bonita região do Médio Tejo.


A caravana composta por 37 equipas e sessenta e alguns participantes, percorreu um pouco mais de centena e meia de quilómetros, “em linha”, entre Sardoal e Ourém, pernoitando em Torres Novas, por bonito e bem delineado percurso entre castelos e rios, bonitas paisagens, muita história e a arte de bem receber.

Partindo do Centro Cultural Gil Vicente da bonita vila histórica de Sardoal, a animada caravana, depois do excelente reforço alimentar matinal, seguiu a caminho do Castelo de Abrantes, primeira fortaleza a visitar e que foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1148. Do alto da sua imponente Torre de Menagem, é fabulosa a vista sobre a cidade, o Tejo e a lezíria.

Início no Centro Cultural Gil Vicente-Sardoal

Interessante visita com as primeiras perguntas e o primeiro autocolante, para preencher o cartão. Mais uma inovação da malta da Terrugem que levou os participantes a conhecer melhor os locais visitados. A simpática oferta dos companheiros do Gama-Grupo de Amigos Motards de Abrantes, de saborosos bolos e líquidos para começar a hidratar a caravana, marcou da melhor forma esta primeira visita.

Apoio de vários motoculubes

Logo de seguida travessia do rio Tejo, o mais extenso da Península Ibérica. Seguiu-se o rio Torto, único afluente pela margem sul do Tejo, de toda a região do Médio Tejo. Pequeno troço de terra batida a dar algum trabalho. O road-book avisava que havia areia.

Interessante percurso fora de estrada

Momento de galhofa na travessia dum ribeiro a vau e chegava-se ao Parque Ambiental de Santa Margarida, espaço lúdico-pedagógico em pleno ambiente rural. Com os lápis de cor trazidos de casa, lá se foram desenhando borboletas, depois do primeiro jogo do dia. Diga-se que algumas delas até foram autênticas obras de arte.

Divertida passagem de ribeiro a vau

A desenhar borboletas no Parque Ambiental de Sta Margarida

Travessia do Zêzere pela bonita ponte de ferro, com vista sobre Constância e nova paragem para visita ao Castelo de Almourol, no restaurante com o mesmo nome, com direito a aperitivos e mais líquidos, sempre bem-vindos. Antes a entrega das dádivas alimentares que cada um trouxe, à Associação “O Novo Milénio” – recuperação e reinserção social. E mais um autocolante.

Na bonita ponte sobre o Zêzere em Constância

Após o “desafogar” do motor do barco, momento hilariante do dia, lá foram seguindo os grupos, rio acima, até ao emblemático Castelo de Almourol, propriedade do exército português e mais uma fortaleza conquistada aos mouros, pelo nosso primeiro rei. Interessante visita e mais um jogo efectuado pela animada caravana que apesar do calor tórrido, esteve sempre com o humor em alta.


Mouros no Castelo de Almourol


O saboroso almoço no Parque da Barquinha em ambiente de festa, encerrou o 1º sector, da 1ª etapa. A tarde prometia. Até Torres Novas, ainda havia muito para fazer e apreciar. 

Saboroso almoço no Parque da Barquinha

A Cidade Ferroviária do Entroncamento, seria uma das interessantes passagens a caminho de mais uma paragem. O Moto Clube da cidade, “Os Fenómenos”, receberam de braços abertos a caravana para ajudar a refrescar as gargantas. O termómetro marcava 42º.

A caminho dos rios Alviela e Almonda, passagem pela “Capital do Cavalo”, a Golegã. Mais umas perguntas na Quinta da Brôa.

Perguntas na Quinta da Brôa

Passagem pela Reserva Natural do Paul do Boquilobo e nova paragem, junto à ponte sobre o rio Alviela que quase todos os anos, com a subida das suas águas, devido ao encontro com o Tejo, isola a muito conhecida Reguengo do Alviela.

Mais um pouco fora de estrada e visita às Ruínas de Vila Cardílio, já bem próximo de Torres Novas. Em 1962, foram descobertas centenas de moedas dos séculos II, III e IV D.C, além de outros importantes vestígios vindos de locais tão distantes como do Egipto..

Com mais ou menos jeito lá se construiu uma coluna romana, com plasticina também trazida lá de casa.

Estava assim terminada a 2ª etapa. Após o lanche, a caravana seguiu para o Hotel dos Cavaleiros onde decorreu o jantar que contou com a presença da vereadora do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Torres Novas. Em ambiente festivo, foram entregues lembranças em forma de borboletas, contra a entrega das “obras de arte” dos participantes.

Após o jantar, a bem pensada surpresa da noite levou os mototuristas até ao castelo da cidade, reconstruído por D. Sancho I, em ambiente “fantasmagórico”, para mais perguntas sobre a história do monumento, jogo e autocolantes. Viveram-se momentos pouco habituais e únicos nos moto-ralis, repletos de boa disposição.

Excelente surpresa no Castelo de Torres Novas

O bailarico alusivo às festas populares que animava a cidade e os bares em pleno centro, prolongaram esta noite quente de verão, sempre em grande animação. Que grande dia.

A 2ª etapa, mais rolante, partiu do centro de Torres Novas a caminho de Tomar. A travessia, sempre admirável, do rio Nabão em pleno centro da cidade, maravilhou a caravana que mais acima estacionava, junto ao Castelo e Convento de Cristo com o apoio do Grupo Motard dos Templários, para o “mata-bicho” matinal. Visita demorada e bem merecida. A procura dos simpáticos autocolantes levou os mototuristas a percorrer e a conhecer melhor tão importante monumento, Património Mundial da UNESCO.

Interessante visita ao Castelo e Convento de Cristo

De novo na estrada, seguiu-se para Ourém, onde seria a última visita prevista dos castelos que também serviram de mote a esta interessante passeata. Pelo caminho, a passagem pelo imponente Aqueduto dos Pegões ficou na memória.

Mais respostas junto ao imponente Aqueduto dos Pegões

A subida ao castelo, pelo antigo e bem preservado casario, só por si merece ser percorrido. A bênção com saborosa ginginha e pasme-se, acompanhada do símbolo do clube, tipo hóstia, foram a cereja no topo do bolo.

Soberba subida ao Castelo de Ourém

A benção dos estreantes Jorge e Alexandra

Visita guiada ao castelo e foto de grupo junto à estátua do Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, sempre em grande animação, encerraram as actividades deste bem passado fim-de-semana, por terras do Médio Tejo.

O almoço com a entrega de lembranças e a habitual boa disposição, davam a conhecer os mais regulares, vencedores desta 3ª jornada do 19º Troféu de Moto-ralis Turísticos Michelin/BMW da FMP e que, uma vez mais, foram o Fernando e a Carla Siva do GAPE . João Penão, dos Motards do Ocidente, e João e Rita Correia do Góis Moto Clube, completaram o “pódio”.

Os mais regulares e vencedores da 3ª etapa do troféu

Por último foram sorteados os Vouchers da BMW, pelas equipas que cumpriram todas as actividades.

Estão de parabéns os Motards do Ocidente pelo excelente fim-de-semana mototurístico que proporcionaram a esta animada caravana e pelas duas décadas de dedicação aos moto-ralis turísticos.

O troféu segue para Bragança. O Motocruzeiro vai dar a conhecer o Vale do Sabor, nos próximos dias 29 e 30 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário