Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Festival de cor e alegria de Lés-a-Lés

Inovação reforçou sucesso da grande aventura mototurística



Com um dos mais bonitos percursos de sempre, o 17.º Portugal de Lés-a-Lés confirmou as melhores expectativas dos 1400 mototuristas que ligaram Sabrosa a Albufeira em viagem plena de emoções fortes e calor intenso, de paisagens arrebatadoras e riquíssimo património, de prazenteiras estradas e deliciosa gastronomia. Os sorrisos na chegada às praias algarvias foram o melhor prémio para a equipa organizativa da Federação de Motociclismo de Portugal, reconhecimento da validade das inovações introduzidas nesta edição.



De lugar cativo no panorama do mototurismo ibérico e europeu, o Portugal Lés-a-Lés voltou a marcar o ritmo da inovação, com figurino retocado em mais uma edição exigente, com intensa canícula a exponenciar a aventureira viagem de 1000 quilómetros, sempre bem recheada de motivos de interesse, das graníticas paisagens transmontanas às refrescantes praias algarvias, passando pelas planuras alentejanas. Duas etapas (mais o prólogo) de perfil bastante distinto mas igualmente ricas em pontos de exclamação perante tanta beleza, bem como no calor que acompanhou uma das maiores caravanas de sempre. E onde não faltaram caras conhecidas das mais diversas áreas, da música à televisão, do teatro ao desporto. Nomes como os do cantor Berg, dos atores Vítor Norte, Alexandre da Silva e João Hydalgo, do ciclista Cândido Barbosa, dos pilotos Armindo Araújo e Paulo Marques, entre muitos anónimos que sublinham de forma inequívoca o entusiasmo e alcance social do Portugal de Lés-a-Lés.


Evento que, além de mostrar um País por muitos desconhecido, revelando inolvidáveis surpresas em enorme aventura de descoberta, aproxima as pessoas, de Norte a Sul, do interior ao litoral, de Portugal ao estrangeiro, com muitas dezenas de espanhóis mas também ingleses, suíços, escoceses, franceses ou eslovacos. Exemplo bem vincado com a equipa presidencial que uniu os autarcas dos locais de partida e chegada, José Marques (Sabrosa) e Carlos Silva e Sousa (Albufeira), apadrinhada pelo presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro. Que testemunhou o entusiasmo com que estes dois motociclistas convictos apostaram num evento que, além dos imediatos benefícios económicos, é fonte de incalculável mais-valia a médio prazo, ao despertar nos participantes o entusiasmo para o regresso. 


Interesse crescente também de alguns dos mais importantes intervenientes do mercado motociclístico nacional, com presença reforçada no apoio aos viajantes, aproveitando possibilidade ímpar de divulgação e reforço de imagem. Dos principais patrocinadores BMW, BP e Lusitânia Seguros aos importadores da Honda e Yamaha, do fabricante de capacetes NEXX aos acessórios da SW Motech, passando pelos concessionários Antero e Bomcar.


Tudo somado, lugar a um evento cada vez mais impressionante, com logística de vulto mas onde tudo corre sobre rodas, e com imagem mais atraente a cada ano que passa. Inovação que passou pela agilização das verificações técnicas e documentais, no agradável Parque BB King, em Sabrosa, diminuindo o tempo de espera dos participantes, e, sobretudo, pela aplaudida multiplicação de Oásis, a cargo dos patrocinadores e apoiantes, locais de paragem a meio do percurso onde era possível beber uma água ou sumo, comer fruta ou um bolo, provar um queijo ou outros petiscos. E sedimentar as sensações recolhidas na estrada, em conversas entusiasmadas entre os participantes e os habitantes, incansáveis no apoio aos aventureiros que, por umas horas, deram um colorido bem diferente às pacatas vilas e aldeias do interior lusitano. Viagem de sucesso absoluto sempre acompanhada de perto por muitos motoclubes responsáveis pelos 18 controlos desde Sabrosa a Castelo Branco e daí até Albufeira onde, já se sabe, arrancará a edição de 2016, a 18.ª do Portugal de Lés-a-Lés.

Texto: FMP


Vídeos RTP:

Maratona moto-turística decorre entre Sabrosa e Albufeira

Portugal de lés a lés junta 1.400 motociclistas

Portugal de Lés a Lés chega a Castelo Branco

Portugal Lés a Lés de passagem pelo Alqueva

Foi com enorme prazer que voltámos a fazer parte da fantástica equipa "desorganizadora". 

Foi também grande a satisfação de nos voltarmos a encontrar com amigos, conhecidos e companheiros que partilham a vida, através desta extraordinária actividade que é o mototurismo.

Para todos endereçamos um forte abraço. 

Se não for antes, vê-mo-nos p´ró ano em Albufeira, na próxima edição do Portugal de Lés-a-Lés que irá começar a 10 de Junho.

Até lá, boas curvas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário