Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pelo Douro Vinhateiro, apreciando a EN 122


Um dos melhores destinos para se passear de moto, é sem dúvida o vale do Douro Vinhateiro. Voltámos uma vez mais e aproveitámos também para percorrer a melhor estrada do mundo.


Nesta altura do ano, com as vinhas a brotar de vida, para mais uma colheita de bom vinho e com paisagens únicas no mundo, é sempre um encanto percorrer de moto este vale, Património da Humanidade.

No passado Domingo, por volta das 09h30, estávamos a caminho. Com grande pena não podemos contar com a excelente companhia dos nossos amigos João e Ana, devido a um pequeno problema de última hora na moto. Mais oportunidades virão.

Entre Águeda e Sendim, próximo de Tabuaço, onde almoçámos, percorremos um bonito percurso fora das estradas principais, por entre as aldeias de Vilarinho, Vilharigues, Ventosa e Joana Martins. Passagem breve pelo centro de Viseu, para depois seguir por "Terras do Demo", região de excelentes vinhos e outros produtos regionais. Mais fotos só mesmo depois do almoço.




Na "Adega Típica Tarraxa", espaço simples mas muito agradável, onde já estivemos anteriormente em boa companhia, degustámos os bons enchidos e queijos, como sempre de entrada e a boa cozinha tradicional.

O Sr Adalberto mais uma vez com a sua simpatia, fez-nos sentir em casa. Recomendamos.






Após este suculento almoço que isto de andar de moto precisa de reforço calórico, seguimos até ao Pinhão, debaixo de muito calor.

Belas quintas, bonitos troços de estrada e magníficas paisagens vinhateiras, compuseram este trajecto, repleto de muitas e boas curvas. E estávamos a serpentear o Douro, naquela que foi recentemente considerada a melhor estrada do mundo para conduzir, a EN 122 de Peso da Régua ao Pinhão.










Estava muito calor, a rondar os 34º. Procurámos logo uma boa sombra e refrescámos as gargantas. Que maravilha a zona ribeirinha do Pinhão, de onde se pode apreciar o Douro calmamente.




Já percorrida diversas vezes, foi com alguma curiosidade que fomos apreciando a EN 122 até à Régua, depois de se saber que afinal, é a melhor estrada do mundo para conduzir.

De facto, as constantes rectas e curvas, proporcionam uma condução ainda mais interessante para além naturalmente das fabulosas paisagens que a acompanham, sempre junto ao Douro.

Paragem na barragem de Bagaúste, para assistir a uma das grandes obras de engenharia que torna o Douro totalmente navegável.

Muitas foram as motos que connosco se cruzaram.














A EN 122 é muito mais do que os 27 quilómetros que ligam o Pinhão à Régua.

Continuando na margem sul em direcção a V.N.de Gaia, o trajecto repleto de excelentes curvas e paisagens pela Rota do Românico, é um autêntico paraíso para as motos.





Paragem na vila termal de Caldas de Aregos. Um local muito interessante para visitar ou simplesmente para uma pausa relaxada, bem junto ao Douro.




Continuámos ainda até Cinfães, antes do regresso a casa.


Estava assim terminado mais um belo passeio de cerca de três centenas e meia de quilómetros. Por estradas que independentemente de estarem no top das únicas do mundo, são sem dúvida trajectos que rivalizam com grandes estradas míticas por esse mundo fora que fazem milhares de motociclistas percorrê-las.

Nós por cá também as temos, através das quais se vivem fantásticos momentos de condução, aos comandos de uma qualquer moto. Por isso já sabem, façam-se à estrada e apreciem a vida, numa das muitas estradas do nosso país.

Álbum de fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário