Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O Mototurismo do Centro na rota dos castelos


Animada caravana, composta por sócios e amigos do Mototurismo do Centro visitou, com a benção de S.Pedro, vários castelos no passado Domingo, dia 12 de Outubro. Uma bela passeata pela história do nosso cantinho luso.

Duas dezenas e meia de convivas em quinze motos, compuseram a caravana do MTC que se fez à estrada, enfrentando os elementos naturais da chuva e do vento, quais cavaleiros do asfalto.

A malta do Mototurismo do Centro como sempre divertida e animada, num dia muito bem passado entre amigos, para mais tarde recordar.

Depois da habitual "palestra" de início de passeio pelo presidente Zé Santos, a caravana seguiu na direcção da primeira visita, consciente do aparecimento da chuva e com o cuidado necessário com o forte vento que se poderia encontrar.

O bem conservado castelo de Montemor-o-Velho, seria a primeira das várias fortalezas militares que marcaram a nossa história, a ser visitada. Foi construído como ponto estratégico na defesa da linha fronteiriça do baixo Mondego, em particular da região de Coimbra.







Daqui seguiu-se para Soure. O céu cada vez mais carregado, fez com que se optasse por vestir os impermeáveis. De facto quanto mais para sul se foi, mais a chuva forte apareceu, tirando algum brilho ao passeio mas não a boa disposição.


O castelo de Soure, actualmente em ruínas, integrava a linha avançada de redutos defensivos de Coimbra, juntamente com os castelos de Santa Olaia, Miranda do Corvo (já desaparecidos), Montemor-o-Velho, Penela e Lousã.



Até ao castelo de Leiria, a chuva não deu tréguas. Caravana sempre certinha e cuidadosa, por entre o trânsito que facilitava a passagem. Nota positiva para os automobilistas portugueses que contrariamente a outros países, duma forma geral, facilitam a passagem das motos e a malta agradece.

Após estacionamento autorizada pela PSP de Leiria, junto às suas instalações, próximas do castelo, seguiu-se a interessante visita guiada a esta magnífica fortificação, como sempre edificada lá bem no alto, de onde se tem uma excelente vista sobre a cidade de Leiria.

Na varanda panorâmica, tirou-se a foto do resistente grupo.

E a chuva lá continuava como companhia que o diga o companheiro Jorge Folhas, mais habituado às andanças do enduro, teve o seu baptismo de estrada encharcado. Prometeu que no próximo passeio, não vai dispensar o "preservativo".















Um bom almoço tipo "buffet", no restaurante "A Grelha", acompanhado com bom vinho alentejano aguardava o grupo. A boa disposição sempre em alta.







O castelo de Ourém era o próximo destino mas o alerta vermelho para a zona, obrigou a alterar o programa, rumando como previsto ao castelo de Pombal.

Em posição dominante sobre um maciço rochoso à margem do rio Arunca, este castelo templário teve expressivo papel na defesa da região à época da afirmação da nacionalidade e, posteriormente, na consolidação do condado, bem explicado no filme em 3D, exibido em espaço próprio dentro do castelo.









A constante ameaça de chuva, acabou por fazer decidir regressar à sede, agora com sol.

Umas "fresquinhas", despedidas e até à próxima, encerraram este excelente dia passado em boa companhia.



Mais um excelente passeio, na companhia da malta do MTC.

Sem comentários:

Enviar um comentário