Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Viana do Castelo celebrou o Dia Nacional do Motociclista


O 18º Dia Nacional do Motociclista foi celebrado perante milhares de motociclistas, no Campo da Senhora da Agonia em Viana do Castelo. Um dia especial, comemorado de forma intensa, emotiva e festiva.


A organização a cargo da FMP-Federação de Motociclismo de Portugal, contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a grande colaboração do Moto Clube Foz do Lima.

Estima-se que cerca de trinta mil motociclistas, participaram no passado dia 27 de Abril, em mais um dia que lhes é dedicado. Num espaço bastante agradável, bem próximo do centro da cidade, o Campo da Senhora da Agonia, com o Santuário de Stª Luzia, bem lá no alto.



As cerimónias foram presididas pelo Padre Armando, Pároco da Igreja Matriz, de onde partiu a procissão dos andores, até ao recinto do encontro. Uma experiência que o próprio viveu pela primeira vez, mostrando-se naturalmente agradado, demonstrando um à-vontade notável.


Bem cedo começaram a chegar, motos e motociclistas de todos os cantos do país e da vizinha Espanha. Uma azáfama para "arrumar" tanta moto mas muito divertida, com toda a gente a colaborar, o que se tornou bem mais fácil.



As cerimónias começaram com a já habitual procissão dos andores, a partir da Igreja Matriz, situada no Centro Histórico.

Os andores do nosso padroeiro São Rafael, da Nossa Senhora da Agonia e da Nossa Senhora de Stª Luzia, compuseram a procissão, conjuntamente com a Charanga a Cavalo da GNR e as bandeiras e os estandartes dos moto clubes e grupos motards presentes.

Ao longo do trajecto que percorreu algumas artérias da baixa da cidade, muitas foram as pessoas que assistiram à passagem desta procissão única, representativa do espírito de reflexão e interioridade que norteia quem vive este dia tão particular, do mundo das motos.









  
Um dos pontos altos e emotivos das cerimónias, é quando lembramos os amigos e companheiros que já partiram. 

Ao toque de silêncio da Charanga, foi depositada uma coroa de flores, em memória de todos aqueles que infelizmente, já não nos acompanham na estrada da vida.

De forma muito especial e sentida, recordámos aquele que foi o grande impulsionador e orientador deste nosso dia, o Padre Zé Fernando. Por certo esteve entre nós.




Em silêncio, com os motores das motos a trabalhar, conjuntamente com as emoções que cada um sente e interioriza, foram momentos únicos vividos intensamente.



O Padre Armando, no seu "baptismo" de moto, abençoou de forma entusiástica, as motos e os motociclistas.



As cerimónias contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do presidente da Federação de Motociclismo de Portugal.



Uma palavra também de apreço, à colaboração do Padre Melo e grande motociclista que em "off", dá uma inestimável colaboração, na preparação das cerimónias religiosas.


Independentemente das crenças religiosas de cada um, o Dia Nacional do Motociclista, continua a ser um dia muito especial, para todos nós motociclistas.

Uma vez mais e com sol radioso, celebrámos este nosso dia, com grande espírito de fraternidade e amizade.

------------------------------------------------ X ----------------------------------------------  

À parte das cerimónias, passámos como sempre excelentes momentos de convívio com a malta "desorganizadora", ao longo destes dois dias, na bonita cidade de Viana do Castelo.





Sem comentários:

Enviar um comentário