Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sábado, 17 de maio de 2014

Mototurismo descontraído, por terras de Gil Vicente

Excelente moto rali do 18º Troféu MR BMW-Michelin 2014


O 18º Troféu de Moto-ralisTurísticos Michelin/BMW da FMP, seguiu até ao concelho de Sardoal, um dos concelhos do Médio Tejo, nos passados dias 10 e 11 de Maio. Os Motards do Ocidente, proporcionaram excelente e inesquecível passeio, por esta bonita região, com tanto para conhecer e apreciar.

Gil Vicente que pelo seu profundo conhecimento de Sardoal, terá nascido por estas terras, serviu de inspiração a este passeio que procurou de forma diversificada e bem planeada, levar a caravana composta por 25 equipas e cerca de quarenta mototuristas, a conhecer e a deliciarem-se com o que de bom esta região tem para oferecer.

Entre provas de azeite, mel, solidariedade e folclore

Do Parque Urbano Ribeirinho de Abrantes – Aquapólis, nas margens do Tejo, sob um sol radioso, partiu a animada e sempre divertida caravana, para mais um moto-rali turístico, à procura dos cantos e recantos deste nosso belo Portugal, com os seus usos e costumes e legado histórico.





Depois de algumas perguntas, das muitas que foram propostas aos participantes, a primeira paragem deu-se nos Moinhos de Entrevinhas. Este belo conjunto, de onde se tem uma bonita vista panorâmica, foi adquirido e reabilitado pela Junta de Freguesia de Sardoal que também se associou a esta passeata, serviu de cenário à prova do bom azeite da região. O tradicional destacou-se naturalmente do industrial.








Avizinhava-se a primeira prova. De cântaro à cabeça, foi-se imitando outros tempos, em plena e simpática praia fluvial da Lapa, onde se encontra a capela rural da Nª Sª da Lapa. Como sempre muita galhofa e boa disposição que acompanhou todo o moto-rali.






Com a prevista baixa do nível das águas da Barragem da Lapa, foi possível fazer um interessante troço fora de estrada, a puxar pelas habilidades de condução, seguindo depois até à Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela.









Os Motards do Ocidente dedicam-se desde há muito tempo às questões da solidariedade. Conforme o pedido aos participantes, cada um deu o seu donativo em géneros alimentícios, a este Centro de Dia de apoio a idosos. Aqui provou-se o bom mel e apreendeu-se um pouco mais, sobre as laboriosas abelhas que o produzem.




O primeiro sector chegava ao fim, a caminho do almoço na Associação de Criatividade Social de Monte Cimeiro, onde se fez mais uma prova, desta vez com carrinhos de rolamentos. Ainda bem que ninguém teve de soprar no balão. A prova da boa aguardente local, acompanhada de saborosos figos, foi um excelente aperitivo.



Ninguém imaginava o que vinha a seguir. Durante o almoço, o Rancho Folclórico os Resineiros de Alcaravela, com as suas danças e costumes e a irreverência da malta mototurista, criaram momentos de pura diversão. Que festa!!



Visitas pelo bom vinho e doçaria, passando pela história e cultura

O segundo sector, começou de forma relaxada e em caravana, para as visitas programadas, começando pela Quinta do Vale do Armo, nome que curiosamente provém de parte do instrumento que tece o linho, a roca e que noutros tempos também aqui se produziu, o famoso fio. Provou-se o vinho, depois de se saber como é produzido.





Os sempre animados mototuristas, foram calorosamente recebidos na Cooperativa Artelinho. O artesanato em vime, linho, olaria e tecelagem, são algumas das riquezas de Alcaravela, desenvolvidas por esta instituição. Aprendeu-se a tecer, a fazer as saborosas tijeladas e o pão caseiro. Difícil foi mesmo ter de partir, depois de degustar estas fantásticas iguarias.










Logo de seguida e antes de voltar ao road-book, uma relaxante paragem, nos espaços verdes do mercado de Santa Clara. A Junta de Freguesia de Alcaravela também deu o seu apoio e a malta agradeceu o lanche. Que bom que era mas a fome era pouca. Caravana sempre bem alimentada e hidratada.



Mais perguntas para responder na Igreja de Alcaravela e de novo na estrada para seguir na direcção do bonito centro histórico de Sardoal, com paragem junto ao Centro Cultural Gil Vicente e visita guiada à Igreja e Convento de Santa Maria da Caridade, datada de 1571. Guiados por quem sabe muito do historial e pormenores dos edifícios que marcam a história de Sardoal, assistiu-se a uma das melhores explicações, até de restauro.





A Vila de Sardoal, possui um rico património histórico, arquitectónico, religioso e étnico. Chegados à Praça da República, com o seu Pelourinho, foi tempo de estacionar as motos e aprender a fazer Leques de Palha.




Seguiu-se um pequeno passeio pedestre pelas encantadoras e floridas ruas de Sardoal, já premiadas. A Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia encerram vários motivos de interesse, uma vez mais bem explicados, por quem domina a riqueza dos pormenores destes locais de culto.





A encerrar da melhor maneira este segundo sector, foi a soberba representação de Gil Vicente, por alguém que domina a arte, num cenário digno da foto de grupo que se seguiu.



Rumou-se em caravana até ao hotel, para estacionar as motos e seguir para o jantar no restaurante do Aquapólis, nas carrinhas cedidas pelo mesmo.


O jantar foi aproveitado para fazer o balanço deste preenchido e interessante primeiro dia, confraternizar e dar a conhecer quem estava à frente da classificação, desta 1ª etapa. O Rui e a Vera do Góis Moto Clube eram os mais regulares.



Depois da boa disposição ao jantar e para a maioria, foi mesmo regressar para o merecido descanso. O segundo dia prometia a continuação de mais actividades.

Toada calma, para a degustação de néctares premiados e produtos regionais

Depois de uma noite calma e reparadora, deu-se início a partir do hotel, à segunda etapa do moto-rali.


A Quinta do Côro, um simpático e típico espaço rural recebeu muito bem os mototuristas, para mais uma visita guiada. Antes ainda mais um jogo tradicional, bem divertido.



A quinta possui, um pequeno e interessante museu Agroindustrial, onde se degustou vinhos premiados com medalhas de ouro, em concursos internacionais, sinal do crescimento da qualidade dos nossos vinhos. Deliciosos produtos regionais, compuseram esta excelente visita.






A paragem seguinte, por percurso pitoresco, foi na frondosa Fonte das Três Bicas. Segundo a tradição, o terramoto de 1755, criou a nascente que alimenta esta fonte de água bastante férrea. Em 1888 produzia por minuto 100 litros de água. Diz a lenda também que quem beber água pelas três bicas casará no Sardoal. Por sinal parece que ninguém o fez.




O final do passeio deu-se na Quinta dÓliveiras. Um espaço moderno e muito acolhedor, com o seu bonito jardim e lago.





Após o bem servido almoço, foram anunciados os vencedores da segunda etapa do 18º Troféu de Moto-ralis Turísticos Michelin/BMW da FMP.


A regularidade que caracteriza os moto-ralis turísticos, foi levada muito a sério, ao ponto de haver duas equipas empatadas. O desempate ao abrigo do regulamento, foi feito dando a vitória à equipa que tinha apenas um elemento.

Assim, em terceiro lugar, ficaram o João e a Conceição Pimentel, do Clube Varadero Crosstourer Portugal e em segundo o João e a Carla Krull, do Moto Clube de Albufeira.

No primeiro lugar do “pódio” e com o mesmo número de pontos mas apenas com um elemento, o irreverente e divertido Vitor Olivença.


A fechar com chave d´ouro, um momento emocionante. O Pedro Alves, presidente dos Motards do Ocidente pediu em casamento a Luísa. Grande animação na sala, com votos de muitas felicidades aos noivos.



E terminou assim este excelente passeio mototurístico. Estão de parabéns os Motards do Ocidente.

A Serra da Arrábida recebe a terceira etapa do troféu, nos próximos dias 05 e 06 de Julho, pelo Clube Varadero Crosstourer Portugal. Será mais um bom passeio dedicado ao Mototurismo de excelência.

Álbum de fotos
-------------------------------------------------- X ------------------------------------------------

Os Motards do Ocidente proporcionaram um excelente fim-de-semana, a todos os que participaram neste passeio.

Quem ainda não teve a oportunidade de experimentar este tipo de passeio mototurístico, aproveite um dos moto-ralis do troféu. Com certeza que vai gostar e voltar a participar.

Calendário-2014

Da nossa parte, agradecemos a forma como uma vez mais fomos recebidos, logo na sexta-feira com uma jantarada à maneira.


Grande abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário