Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 27 de março de 2014

Visita ao Convento de Cristo e Castelo de Almourol




No dia 23 de Março o Mototurismo do Centro organizou um passeio que, desta vez, teve como destino uma visita ao Convento de Cristo e ao Castelo de Almourol.


Pelas 9 horas da manhã começaram a chegar à nossa sede as motas para mais um passeio.


O dia estava frio e não apresentava boa cara, mas as previsões não anunciavam chuva (o que se confirmou).
Um cafezinho para aquecer, algumas conversas e tem início o passeio…


Uma bela caravana, com 17motas e 35 animados motards, partiu “rumo à aventura”.Destino: O Convento de Cristo e Castelo de Almourol!

I - Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de S. João Baptista), classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 11601 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais, o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557). Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental.
Trata-se de uma construção periurbana, implantada no alto de uma elevação sobranceira à planície onde se estende a cidade. Está circundado pelas muralhas do Castelo de Tomar e pela mata da cerca.
Atualmente é um espaço cultural, turístico e ainda devocional. A arquitetura partilha traços românicos, góticos, manuelinos,renascentistas, in: Wikipédia

Chegados a Tomar juntaram-se a nós o Alfeu, a Patrícia e o Custódio que tinham ido de carro. Ainda bem: pudemos confirmar como estavam. Foi um dia bem agradável.

Há tantos monumentos em Portugal que não conhecemos (para quem quiser aproveitar Domingo de manhã não se paga entrada).Visitar este Convento é obrigatório.


Vozes de um coro faziam-se ouvir pelos Claustros e a II Feira da Laranja Conventual (onde, alguns aproveitaram para “forrar o estômago”) apresentava iguarias deliciosas.



Depois de uma foto de grupo era hora de rumar ao almoço.


Bacalhau com batatas a murro e migas. Estava uma delícia.


Findo o almoço era hora de partir.

II - Castelo de Almourol, no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha,Distrito de Santarém, em Portugal, embora a sua localização seja frequentemente atribuída a Tancos, visto ser a vila de onde se vislumbra melhor.
Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da Reconquistaintegrava a chamada Linha do Tejo, atual Região de Turismo dos Templários. Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitetura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo. Com a extinção da Ordem do Templo o castelo de Almourol passa a integrar o património da Ordem de Cristo (que foi a sucessora em Portugal da Ordem dos Templários). In: Wikipédia


O castelo estava em obras. Tirada mais uma foto de grupo,5 (sim só cinco) corajosos foram dar um passeio de barco, enquanto o resto da caravana se refrescava na esplanada de um café.



Quando o Serralha, Costa, Mila, Faria e Maria João chegaram do passeio era hora de partir para uma breve passagem pela Barragem de Castelo de Bode.


Acreditem que houve quem ainda tivesse barriga para comer castanhas assadas.

O passeio teve a sua despedida nas bombas de gasolina de Condeixa

Muito obrigado a todos. Um dia bem passado.

Texto: Ana Serralha

Álbum de fotos


Mais um bom passeio com a malta do Mototurismo do Centro, a caminho dos 25 anos que se comemoram em breve. Parabéns MTC.

Sem comentários:

Enviar um comentário