Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Apresentação do Lés-a-Lés desvendou Gaia como ponto de chegada



Inscrições abertas e percurso definido para a maior maratona mototurística da Europa. Gaia é surpreendente final do Lés-a-Lés.

Cumprindo promessa de muitas novidades no percurso do 16.º Portugal de Lés-a-Lés, a Federação de Motociclismo de Portugal anunciou a cidade de Gaia como ponto de chegada da edição de 2014 da grande aventura. O entusiasmo que rodeou a apresentação oficial da maratona mototurística ficou bem traduzido nas mais de duas centenas de inscrições concretizadas no primeiro dia!

Verdadeiro arranque do 16.º Portugal de Lés-a-Lés, a cerimónia de apresentação, realizada na Figueira da Foz, contou com cerca de 300 motociclistas oriundos dos mais diversos pontos do País, que sublinharam com palmas as muitas surpresas que pontuam o aventureiro trajeto a cumprir de 7 a 9 de junho. Numa edição de forte pendor marítimo, com percurso delineado junto à costa atlântica, a novidade mais aguardada dizia respeito ao local de chegada, com o anúncio do palanque final em Gaia a colher forte aplauso de aprovação geral. O caminho desde Lagoa e com paragem em Peniche, anunciado como «engraçado mas muito trabalhoso, obrigando a um road-book muito grande e uma média horária muito baixa», terá enormes motivos de interesse, com a estreia de muitos concelhos na receção à grande e animada caravana.

Assim, na presença do presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Dr. Manuel Marinheiro, do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde, do vereador do Desporto, João Portugal, e da representante da BMW Portugal, Ana Alves, Ernesto Brochado deu a conhecer boa parte dos caminhos marcados para uma aventura com pronunciado aroma a maresia. A começar por interessante descoberta da costa de Lagoa, com passagem pela praia da Sr.ª da Rocha e Sítio das Fontes, ou pela subida à Fóia, que com os 902 metros em plena serra de Monchique, é o ponto mais alto do Algarve. Daí ruma a caravana a Setúbal, onde – outras das surpresas bem guardadas! – será servido o almoço, não sem antes passar pela Zambujeira do Mar, Milfontes, Porto Covo e Carrasqueira, seguindo à tarde por Sesimbra, Cabo Espichel e Alcochete. Daqui até Peniche, final da primeira etapa, passagem ao largo do estuário do Tejo, com Lisboa no horizonte, em direção à praia de St.ª Cruz, Lourinhã e Cabo Carvoeiro para as últimas fotos do dia.

Na segunda etapa, ainda e sempre junto ao mar, visita às mais recônditas praias da zona centro, à descoberta do paraíso de muitos turistas que fogem à massificação dos pontos de veraneio, como de famosos spots surfistas. Baleal, Lagoa de Óbidos, Foz do Arelho, S. Martinho do Porto, Sítio da Nazaré, S. Pedro de Muel e praia de Pedrógão são apenas alguns dos pontos no mapa que ajudam a traçar o percurso até à Figueira da Foz, local do almoço da segunda etapa, em pleno areal figueirense. Depois, para fazer a digestão, nada como aproveitar as curvas da serra da Boa Viagem, com passagem obrigatória pelo Cabo Mondego, rumo à Vagueira onde começa a descoberta da biodiversidade da Ria de Aveiro. Os agradáveis caminhos entre os canais e esteiros de Estarreja e Murtosa orientam o pelotão com mais de 1000 motos até ao Furadouro, seguindo-se Espinho e toda a renovada orla costeira gaiense até à Estação Litoral da Aguda onde será possível descobrir a fauna marítima portuguesa num dos mais importantes parques zoológicos nacionais. Visita que, tal como grande parte do percurso, sobretudo a norte, contou com o fortíssimo apoio do Parque Biológico de Gaia, orientando a descoberta e sensibilização para a fauna e flora costeira. E que estará bem presente na mente de todos os participantes na chegada ao Cais de Gaia, com palanque final instalado em nobre zona histórica, com enquadramento verdadeiramente ímpar.

Viagem aventureira desde Lagoa que despertou, desde logo, enorme interesse, bem atestado pelos mais de 200 motociclistas que aproveitaram a abertura das inscrições para, de imediato, formalizar a sua presença no evento apoiada pela BMW Portugal, BP, Michelin, RFM, Agência Abreu, Lidergraf, J. Saraiva e Moto-Emergência. E que tem inscrições abertas – e limitadas a 1000 participantes – até dia 7 de maio, exatamente um mês antes do arranque de mais uma edição do passeio mototurístico que, ano após ano, desperta tanto entusiasmo. As inscrições deverão ser feitas através do site da Federação de Motociclismo de Portugal (www.fmotoportugal.pt) e custam 125 €, valor inalterado desde há vários anos.









Fonte: FMP

Sem comentários:

Enviar um comentário