Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Agradável passeio de Outono pelo Alto Alentejo-MTC


Cerca de duas dezenas e meia de sócios e amigos do Mototurismo do Centro, em quinze motos, aproveitaram este excelente fim-de-semana de 5 e 6 de Outubro, para conhecer ou revisitar, esta bonita região do nosso país, que é o Alto Alentejo.


Foi com muito gosto que idealizei e "desorganizei", conjuntamente com a direcção do MTC, esta passeata por Castelo de Vide e Marvão, aproveitando bonitos trajectos pela Beira Baixa, com excelente grupo de convivas, sempre animado e bem disposto.

Um fim-de-semana muito bem passado por terras alentejanas, aproveitando o Festival Islâmico em Marvão que se realizou por estes dias.

O primeiro dia começou enevoado. Toda a gente à hora marcada e pronta para se fazer à estrada, depois do habitual briefing.


A primeira paragem foi em Castanheira de Pêra. As nuvens deram lugar a um sol esplêndido que nos acompanhou até ao fim do passeio, com temperatura ideal para se passear de moto.



O Bar Chicote, foi o local escolhido para a cafezada da ordem e apreciar algo curioso, pelos vistos inédito.

A Dª Maria Helena, proprietária do bar, colecciona imagens de santos há muitos anos e tem em exposição, nada mais nada menos do que 221 peças.


O fruto que compõe o nome da terra, estava logo ali e houve quem não resistisse a apanhá-lo.


Por caminhos pitorescos e simpáticas aldeias, continuámos até à Sertã, onde o sócio José Simões nos encaminhou para o restaurante O Regional, junto à Praia fluvial da Ribeira Grande, onde fomos muito bem recebidos e servidos.




Após o almoço, impunha-se a visita ao Centro Geodésico no Picoto da Milriça, de onde se tem uma magnífica vista sobre a região e aproveitou-se para a primeira foto de grupo que contou com alguns sócios e amigos que nos acompanharam até aqui.


Deambulando por entre bonitas vilas e aldeias beirãs, chegámos a Mação, onde nos aguardava o famoso presunto.





Deixámos a Beira Baixa e entrámos no Alto Alentejo, a caminho de Castelo de Vide, dos pinheirais e eucaliptais, para a planície. O Hotel Castelo de Vide foi onde a caravana pernoitou. Uma simpática e acolhedora unidade hoteleira, onde ficámos muito bem instalados.




Depois de arrumadas as "trouxas", seguimos para Marvão, onde nos esperava o sócio Gonçalo Mendes e a Filomena que conseguiu um espaço dentro das muralhas para estacionarmos as montadas, um luxo.

O jantar foi no restaurante Varanda do Alentejo, agora remodelado que nos serviu ementas regionais. Açorda Alentejana, Magusto de Carnes com Migas Alentejanas, Ensopado de Borrego e a rematar a saborosa Sericaia com Ameixa de Elvas.







Após o repasto tipicamente alentejano, seguimos para o Festival Islâmico Al Mossssa, percorrendo as típicas ruas de Marvão.

Desde a música árabe à dança do ventre, passando pela feira com os mais variados motivos de interesse, aos bares bem característicos em tendas típicas do deserto, passámos bons momentos, embrenhados numa cultura que nos é muito próxima.








De volta ao hotel, estava assim terminado este dia bem preenchido. A noite estava muito agradável, o que foi aproveitado por alguns menos "dorminhocos", para dar uma voltinha pela vila.


Após uma noite bem dormida, aguardava-nos mais um dia com muito sol, boa disposição entre todos e muita vontade de voltar à estrada para uma interessante visita à região, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.

Os nossos anfitriões, a malta do Grupo Motard Ferros do Alto Alentejo de Portalegre, começou por nos levar à Srª da Penha, de onde se tem uma vista fabulosa sobre Castelo de Vide e Marvão, lá ao longe.







O passeio levou a caravana a percorrer o bonito parque até aos 1.000 e alguns metros, depois da paragem para molhar as gargantas no café da Sociedade da Portagem.



A partir do ponto mais alto da serra de São Mamede, temos uma vista panorâmica fantástica, de onde também se pode ver a Barragem da Apartadura.




Daqui seguimos para Alegrete, bonita e típica aldeia alentejana. com interessante visita pelo seu castelo, o bonito casario com as suas pitorescas ruas e conversa com os habitantes locais, sempre com a simpatia que tão bem caracteriza as gentes do Alentejo.






Era hora do almoço e seguimos para Portalegre. até ao Centro Popular de Trabalhadores de São Cristovão.



Esperava-nos um almoço muito bem servido e onde fomos muito bem recebidos. A saborosa comida regional alentejana voltou a estar na ordem do dia. Sopa de Miúdos e Carne de Porco frita com Migas, foi a ementa.





No final foram trocadas lembranças e os habituais discursos. O sócio Carlos Jorge fez uma pequena resenha do que foi este excelente fim-de-semana, expressando o sentimento de todos.





Eram horas de nos fazermos à estrada de regresso a casa, não sem antes agradecer à malta dos Ferros do Alto Alentejo, a simpatia, a recepção e a excelente visita guiada por esta bonita região.

Paragem breve em Proença-a-Nova e ao final da tarde, estava toda a gente a arrumar as montadas até ao próximo passeio, no dia 17 de Novembro, a São Jacinto.

Álbum de fotos


Vídeo: Ana Serralha

Sem comentários:

Enviar um comentário