Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Plateia atenta e entusiasta no workshop promovido pelo MTC


O workshop que o Mototurismo do Centro levou a cabo, no passado dia 14 de Setembro, contou com cerca de três dezenas de sócios e amigos que de forma muito participativa, adquiriram e partilharam conhecimentos e experiências, ligadas à temática das motos e tudo o que as rodeia.

O Hotel D. Luís em Coimbra, foi o local escolhido para este primeiro workshop do MTC que procurou, através dos diversos temas e das diversas intervenções, transmitir conhecimentos e experiências mas também levar os participantes a colocar questões, dúvidas e a partilhar também eles os seus conhecimentos e experiências. Um dia muito preenchido que colheu as melhores opiniões dos participantes, o que naturalmente deixou muito satisfeitos, os elementos que organizaram este evento.

A primeira intervenção coube a António Ribeiro da Escola de Condução "Briosa" que nos trouxe temas bem pertinentes como as alterações ao Código da Estrada que vai entrar em breve em vigor.


As habilitações legais de condução, a lei comunitária das 125cc e a revalidação das cartas, foram outros dos temas abordados, para além das questões que lhe foram colocadas, como a circulação nas rotundas.

Após uma breve pausa para café, seguiu-se a temática relacionada com a Prevenção Rodoviária, esclarecida pelo Sargento-Ajudante da Brigada de Trânsito, Alberto Pires que apresentou também através dos meios audiovisuais, com vídeos bem elucidativos, o que se passa na realidade, por essas estradas fora.


Desta forma foi possível ter uma ideia mais elucidativa dos números da sinistralidade e das suas causas e também da prevenção que as autoridades procuram promover, junto dos utilizadores das nossas estradas.

Ainda antes do almoço, o nosso sócio Roberto Barbeiro, apresentou e elucidou os presentes sobre outro assunto muito importante, os seguros e a sua complexidade e algumas formas de os utilizar convenientemente.


A manhã já ia longa e o almoço com algum atraso, ao qual a organização é alheia, lá foi servido, sempre com boa disposição e naturalmente, as conversas gravitaram à volta das apresentações já decorridas.

A primeira intervenção da tarde coube ao Francisco Pedro e Rui Faria, mentores do Cartão de Emergência do Motociclista.


Este cartão que conta com o apoio do INEM e lançado já há alguns meses, foi apresentado nas suas várias fases de execução e utilidade para os profissionais de saúde, em caso de emergência.

Toda a informação através do link: www.facebook.com/emergenciamotociclista

O tema seguinte foi o Mototurismo, apresentado por António Costa, da Comissão de Mototurismo da FMP que procurou através da abordagem dos vários temas propostos, dar uma ideia da amplitude desta actividade que é seguida por milhares de motociclistas.


Um pouco em jeito de maratona, devido aos vários temas que compõem a vertente do mototurismo, foi abordado um pouco da história do mototurismo em Portugal e da luta dos motociclistas, passando pelos passeios, concentrações, moto-ralis, viagens e como viajar em grupo, para além da moto, equipamento e segurança.

O Paulo Marques da Motoclinic com a sua larga experiência na mecânica das motos, elucidou os participantes para várias questões de segurança e manutenção dos pneus, travões e manutenção geral das nossas montadas.

A reparação dum furo através dos kits preparados para o efeito, foi seguida com muita atenção.


A finalizar esta longa e interessante jornada, o Pedro Santos do INEM, focou a sua intervenção na questão da prestação do primeiro socorro, como forma de ajudar os profissionais de saúde, a prestar o melhor socorro às vítimas de acidente.


Saber interpretar sinais de trauma ou estancar hemorragias, passando pela boa colaboração com quem presta o socorro, pode fazer a diferença e ajudar a salvar uma vida.

Já na recta final, foram entregues os certificados de participação a este excelente grupo amigos que muito contribuíram, para tornar ainda mais produtivo o workshop.

Gostaríamos de deixar uma palavra de apreço ao mentor desta iniciativa, o amigo Helder Medina, também pelo seu empenho na organização da mesma.


Tivemos ainda algumas motos em exposição que ajudaram nas apresentações, agradecendo ao sócio Rui Mota e ao Pedro Santos do INEM e aos sócios, pela sua disponibilidade.



Na sede do MTC aguardava os participantes, a Festa da Noite Branca que finalizou da melhor forma, este primeiro workshop dedicado às motos, nas suas mais diversas áreas de acção.

A Direcção do Mototurismo do Centro agradece a participação de todos, enaltecendo a forma entusiasta e interessada como decorreu.

Agradecimento especial aos oradores pela sua disponibilidade, bem como pelas interessantes e esclarecedoras intervenções.

Álbum de fotos

Fonte: MTC

Nota: Este workshop foi muito bem organizado e foi com alguma desilusão e tristeza que verifiquei ter havido pouca adesão, depois de amplamente noticiado a nível nacional.

Não existem muitos momentos como este, para enriquecermos os nossos conhecimentos e partilharmos experiências, pelo que esperava sinceramente mais gente a participar.

No entanto estou convencido que quem esteve presente, deu por bem empregue o tempo que dispensou a esta iniciativa e ao convívio que a mesma proporcionou.

Sem comentários:

Enviar um comentário