Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Da Escola ao Leitão, pelos motores no Caramulo

Depois das férias, o Mototurismo do Centro reentrou com um passeio que levou os seus sócios e amigos por terras da Serra do Caramulo, entre a gastronomia e a movida dos motores.


No passado dia 8 de Setembro, Sábado, o MTC cumpriu mais uma etapa do calendário de actividades para este ano, com mais um passeio que voltou a percorrer algumas estradas conhecidas da Serra do Caramulo mas também novos recantos como a bonita aldeia de Macieira de Alcôba.

Com percurso de poucos quilómetros, o objectivo principal foi levar os participantes a conhecer alguns pontos de interesse paisagístico e natural, bem como degustar boa gastronomia, preenchendo o dia também com uma visita ao Caramulo Motor Festival. O convite de um motoclube, duma localidade próximo daqui de Águeda, para uma passagem pelo seu aniversário, compôs um dia bem passado e preenchido até boas horas, já na Festa do Leitão.

Depois do encontro na sede do MTC, para o café habitual, os mototuristas partiram em direcção ao Luso, onde já aguardavam os restantes companheiros que vinham do norte. Entre eles o simpático casal, Alcino e Patrícia, que vieram expressamente de Mindelo, perto de Vila do Conde, para participar no passeio.

O escriba desta prosa "timoneiro" de serviço, fez o habitual "breefing", dando uma ideia do plano de actividades para este dia.


Partindo da entrada do Luso, a caravana seguiu para Vila Nova de Monsarros. Um bonito percurso que passa pela emblemática ponte de ferro, por onde passa o comboio da Linha da Beira Alta.





Uma pequena distração do "timoneiro" levaria a que se fizesse uma voltinha ao "quarteirão". Nada que com paciência não se tivesse ultrapassado e assim sempre há mais alguma coisa para contar, pois.

Até à próxima paragem, foi-se passando por aldeias do concelho de Anadia e Águeda, como a Moita, a Cerca, Boialvo e Belazaima do Chão. Locais onde sobretudo a ruralidade e a simplicidade, fazem destas simpáticas terras, interessantes pontos de passagem.

A Praia Fluvial da Redonda, já no concelho de Águeda, foi o local escolhido para relaxar e apreciar este belo espaço, agora requalificado, que conta também com o Kbar, que abriu para nos receber.




Daqui continuou-se por aldeias pitorescas como Cambra, a caminho de nova praia fluvial.



A Praia Fluvial do Alfusqueiro, já nossa conhecida, voltou a encantar pela beleza natural e o contacto com a natureza, onde o rio Alfusqueiro, afluente do Águeda, convida a banhos. Por agora não houve tempo mas será uma boa razão para voltar um dia destes.

A foto de grupo da praxe foi um dos momentos mais divertidos do dia.






Aproximava-se a hora do almoço. O restaurante "A Escola" em Macieira de Alcôba, uma bonita aldeia serrana no extremo norte do concelho de Águeda, aguardava a nossa chegada que teve direito logo a um saboroso licor de cereja.







Em plena "sala de aula" fomos muito bem recebidos e servidos, com saborosas entradas e pratos regionais, o "Bacalhau c/ Broa" e os "Rojões com Batata Amassada", terminando nas sobremesas.







Após algum tempo para a "siesta", lá voltou a caravana à estrada, a caminho do Caramulo, para a visita ao Motor Festival.




Aqui a visita foi livre, com ponto de encontro marcado para mais tarde, onde cada um foi apreciando os vários motivos de interesse que compunham este dia do Caramulo Motor Festival. A exposição de clássicos, o encontro de Porches, alguns Ferraris e outros carros desportivos e as sempre concorridas subidas da Rampa do Caramulo.





Por lá encontrámos o Bianchi Prata e a Elisabete Jacinto que demonstraram que a rampa não é só para veículos estritamente de estrada. Também estiveram presentes pilotos do Campeonato Nacional de Velocidade em duas rodas para além dos habituais pilotos "experts" neste tipo de provas.





Por lá também encontrámos amigos ligados ao motocross, com quem tivemos o prazer de trabalhar em inúmeras provas do campeonato nacional e mundial. Na foto juntos com o marido da Elisabete Jacinto, que também é o manager da equipa.


Prosseguimos pela encosta oeste da Serra do Caramulo, passando pela granítica e bonita vila de São João do Monte e Praia Fluvial de Bolfiar.

A tarde ia longa mas ainda havia mais uma paragem antes da chegada a Águeda. Alguns dias antes o MTC recebeu o convite do Grupo Motard Caracóis do Asfalto de Rio Côvo, para participar no seu 12º Aniversário e com muito gosto esteve presente e nós também. Malta muito porreira que nos recebeu de braços abertos. Para eles os nossos votos de muitos anos de vida para o clube, com muitas e boas curvas, com um abraço de amizade.







Estavamos na recta final do nosso passeio. A entrada na Festa do Leitão foi gentilmente cedida gratuitamente, com espaço reservado para as motos, pela ACOAG organizadora do evento, a quem o MTC agradeceu.

Tivemos até à nossa espera um dos responsáveis que nos levou a uma mesa previamente reservada para nós. Apreciámos e degustámos o bom leitão assado à moda da Bairrada, acompanhado com espumante da região, bem fresquinho, terminando com os deliciosos Pasteis de Águeda.




Ainda uma volta pela Mostra de Artesanato e Gastronomia de Águeda, que vai já na sua 15ª edição. Sabores regionais mas também de outras paragens, foram um atentado à boa forma. A questão era como resistir à atenção...




A finalizar a noite tivemos a Rita Guerra e a banda de Tributo aos Xutos e Pontapés que deram um bom concerto, imitando muito bem aquela que é uma referência para os motociclistas e não só.




Era tempo das sempre dificeis despedidas dos amigos e de um dia bem passado, em excelente companhia, a fazer aquilo de que mais gostamos, andar de moto e apreciar a vida.


A Direcção do Mototurismo do Centro agradeceu a participação dos sócios e amigos neste passeio/convívio. Agradeceu também de forma especial ao casal que veio de Mindelo, para confraternizar connosco. Foi um prazer conhecê-los.

Mais um passeio que me deu muito prazer organizar. Da minha parte agradeço à malta que compareceu e que ajudou a tornar este dia, num excelente convívio, por certo a relembrar no futuro. Bem hajam. Abraço  



Sem comentários:

Enviar um comentário