Find Us On Facebook

Página inicial: Viver a Natureza em Castro Daire - Motociclistas celebraram o seu dia em Vila Verde - Recordando: Dia Nacional do Motociclista-2004 Braga e Madeira - Bons momentos a viajar de moto, ao longo destas últimas quatro décadas - Sigam também as publicações na nossa página do Facebook

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pic-nic no Covão a admirar a Estrela-MTC

O Covão d'Ametade em plena Serra da Estrela, recebeu a visita do Mototurismo do Centro. Um dia muito bem passado, entre bonitas paisagens, por aldeias, rios e vales verdejantes.


Depois das ameaças de São Pedro, uma semana depois, o MTC estava de novo na estrada para mais um passeio, que se realizou neste passado Domingo 27 de Maio.

Uma vintena de convivas, entre sócios e amigos do MTC, em quinze motos e um carro de apoio, percorreram um percurso com cerca de três centenas de quilómetros com muitas e boas curvas. Os rios Mondego, Alva, Zêzere e Ceira, foram apreciados bem de perto por entre vales, que nesta altura do ano, são um encanto para os sentidos e o olfacto.

Há hora prevista toda a gente se preparava para esta passeata e após alguns considerandos habituais a caravana seguiu na direcção da baixa de Coimbra, passando pelo Portugal dos Pequenitos e ponte Rainha Santa.



Seguiu-se depois por Penacova, bem junto ao Mondego. 


A primeira paragem seria na bonita vila de Côja onde um sócio do MTC, vindo de Viseu, iria integrar a caravana.






Já a seguir ao rio Alva, várias foram as aldeias e vilas, como Vila Cova de Alva, Botica, Avô, Ponte das Três Entradas, Penalva de Alva, Sazes da Beira, Valezim, por onde se foi passando calmamente, apreciando a paisagem, a arquitectura das casas beirãs, a ruralidade, as gentes...








Na Senhora do Desterro, próximo de São Romão, um local muito aprazível, seria servido o pequeno-almoço serrano. Inicialmente previsto para ser na Lapa dos Dinheiros, acabou por ser uma excelente alternativa esta escolhida pelo amigo Paulo Odivelas, a quem muito agradecemos o apoio a este momento de puro convívio, de volta do bom queijo da serra, do requeijão, do doce de abóbora e do pão de centeio. A Dª Adelina dona do restaurante a Margarida I, onde foi servido o "mata-bicho", não se poupou a esforços para nos servir. Também para ela o nosso agradecimento. Por fim ainda vieram para casa alguns excelentes queijos da serra. 





Saciados com este saboroso pequeno-almoço à moda da serra, seguimos a caminho do alto da Serra da Estrela pelo Sabugueiro passando pelas Penhas Douradas. Uma paragem breve para reabastecimento em Manteigas e subida pelo Vale Glaciar do Zêzere até ao Covão d'Ametade.







Chegados ao Covão era hora de pegar na lancheira e procurar uma das várias mesas para preparar o pic-nic, num espaço verdadeiramente encantador, onde em 1989 e 2008 teve a visita dos muitos motociclistas que participaram nas primeiras edições dos Lobos da Neve e dos Eskimós.






Com grande variedade partilhada entre todos, este pic-nic fez inveja a muitos cardápios de bons restaurantes. A malta do MTC não faz por menos e entre iguarias de peixe, carne, doces, frutas e muito mais, foram sem dúvida vividos bons momentos entre amigos que partilham também o saber viver, onde não faltou como sempre a boa disposição.




Enquanto se saboreavam os petiscos ia-se aproveitando para degustar também deste belo espaço. O passeio ainda ia a meio e era tempo de voltar à estrada. A foto de família em fundo verdejante, marcou a passagem do MTC pelo Covão d'Ametade.





Passou-se ainda próximo da Torre optando-se por ir até Loriga para o respectivo café da praxe. A descida do espectacular troço de ligação de forte inclinação, fez lembrar as estradas nos alpes, com as suas curvas acentuadas e vistas fabulosas.





Devido à hora já ir um pouco adiantada, deixámos um troço que passaria por aldeias típicas na encosta da serra para outra altura, tendo seguido a caravana por parte do trajecto inicial, passando depois por Arganil até à paragem seguinte em Góis. Alguns momentos curiosos desde atalhar caminhos fora do previsto, por distracção do "timoneiro" a olhar para o bendito do GPS até o encontro com um rebanho de simpáticas ovelhas, houve um pouco de tudo para animar os mototuristas.








Chegada a Góis, uma vila que dispensa apresentações entre nós e que em Agosto volta a ser a capital natural do mototurismo. Eram horas do lanche e à que atacar as lancheiras. Havia que recarregar as baterias para a recta final da passeata, que terminaria na Portela à entrada de Coimbra.



Despedidas feitas e até ao próximo passeio previsto já para o próximo mês. 


A Direcção do Mototurismo do Centro agradeceu a presença de todos neste passeio.

Em jeito de rodapé, o escriba desta prosa e "desorganizador" do passeio gostava de deixar uma palavra de apreço, à forma como a caravana colaborou e manteve sempre em alta a boa disposição, tendo sido um prazer "desorganizar" este dia, bem preenchido e agradável.


Sem comentários:

Enviar um comentário